Katia Guerreiro leva fado a Shanghai e Beijing no Festival Fado China

Katia Guerreiro leva fado a Shanghai e Beijing no Festival Fado China no próximo mês de Setembro, dias 6 e 7.

Regresso do festival à China

O Festival de Fado está de volta à República Popular da China, com dois momentos especiais marcados para setembro. No dia 6 de setembro, o Shoac Concert Hall, em Shanghai, recebe o evento, enquanto no dia 7 de setembro será a vez do Forbidden City Concert Hall, em Beijing.

Segundo a organização, “ao longo dos últimos 15 anos, o Festival tem sido a principal mostra de fado em âmbito internacional: uma experiência única, que explora o género musical em todas as suas dimensões e sensibilidades artísticas tendo presença em na Europa, África, América Latina e Ásia”.

Homenagem a Carlos Paredes

Nesta edição, o festival presta homenagem ao centenário de Carlos Paredes, um dos nomes maiores da guitarra portuguesa. A voz de Katia Guerreiro será acompanhada por Hou Yo, levando o fado a novos públicos na Ásia.

Ainda de acordo com os responsáveis, “é também uma oportunidade de afirmação dos artistas portugueses no mundo todo, capturando a atenção de públicos distintos”.

- Publicidade -

Mais do que concertos

Além das atuações de Katia Guerreiro, o programa inclui atividades complementares. Em Shanghai, no dia 6, o público poderá assistir a uma conferência com Pedro de Castro, dedicada à guitarra portuguesa, e à exibição do filme “Guitarras à Portuguesa”, de Ivan Dias.

Já em Beijing, a 7 de setembro, está prevista a inauguração da exposição “A História do Fado”, seguida de nova exibição do documentário de Ivan Dias e da conferência com Pedro de Castro.

Programação detalhada

Shanghai – 6 de setembro, Shoac Concert Hall

  • 10h30 – Concerto: Katia Guerreiro com Hou Yo
  • 12h00 – Conferência com Pedro de Castro: A Guitarra Portuguesa
  • 13h00 – Cinema: Guitarras à Portuguesa, de Ivan Dias

Beijing – 7 de setembro, Forbidden City Concert Hall

  • 15h00 – Exposição: A História do Fado
  • 16h30 – Cinema: Guitarras à Portuguesa, de Ivan Dias
  • 18h30 – Conferência com Pedro de Castro: A Guitarra Portuguesa
  • 19h30 – Concerto: Katia Guerreiro com Hou Yo

Toda a programação pode ser consultada em festivalfadoshanghai.com e festivalfadobeijing.com.

- Publicidade -

Destaques

The Weeknd tomou conta do Restelo com fogo, luz e uma sucessão de êxitos

The Weeknd tomou conta do Restelo com fogo, luz...

Gisela João, Josyara e Lucibela unem Portugal, Brasil e Cabo Verde no Festival Língua Terra

Gisela João, Josyara e Lucibela unem Portugal, Brasil e...

As vicissitudes da vida adulta

Todos nós ao longo das nossas vidas, já tivemos...

Fischer-Z celebraram 50 anos no Coliseu de Lisboa: a memória ainda tem pulso

Fischer-Z celebraram 50 anos no Coliseu de Lisboa: a...

Quando o século XVIII voltou a entrar no Campo Pequeno

Quando o século XVIII voltou a entrar no Campo...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados