Lamego recebe evento internacional que vai mudar o futuro do turismo: conheça o HOST Douro

Lamego recebe evento internacional que vai mudar o futuro do turismo: conheça o HOST Douro, a realizar em Setembro.

A hospitalidade em debate no coração do Douro

Nos dias 14 e 15 de setembro, Lamego será palco da primeira edição do HOST Douro, um encontro internacional que coloca a hospitalidade no centro da discussão sobre o turismo, os serviços e os territórios. A iniciativa é promovida pela CIM Douro – Comunidade Intermunicipal do Douro e pretende refletir sobre o ato de acolher num mundo em constante mudança.

Durante dois dias, o Teatro Ribeiro Conceição vai receber especialistas nacionais e internacionais, com percursos que atravessam áreas como o design, a gastronomia, o enoturismo, a ciência e o serviço público.

“O HOST Douro pretende afirmar-se como um contributo relevante para a reflexão em torno da hospitalidade, numa abordagem abrangente e plural. Através da partilha de experiências e saberes, damos palco a quem diariamente pensa e pratica a arte de acolher. Acreditamos que o Douro, pelo seu património, identidade e tradição, pode ter um papel ativo nesta discussão”, afirma Luís Reguengo Machado, Presidente da CIM Douro.

Dia 14: Da neurociência ao fine dining

O evento começa no dia 14 com uma palestra de Lorenzo Querci, criador de espaços emblemáticos em Milão, incluindo um restaurante com estrela Michelin. De seguida, Moran Cerf, neurocientista e professor, irá abordar como o ambiente influencia as decisões dos clientes.

Ainda durante a manhã, decorre uma mesa redonda dedicada ao enoturismo, com a participação de Ana Pinho, Beatriz Machado, Carla Costa, Joana Pais e Yara Pereira.

Ao almoço, os Chefes Pedro Lemos e Vasco Coelho Santos preparam uma refeição no Claustro do Convento de Santa Cruz, em colaboração com equipas da Quinta de São Bernardo e da Quinta Nova Winery House.

A tarde traz ao palco a bartender Esther Merino, seguida por Ricardo Costa e Pedro Marques, do restaurante gastronómico do The Yeatman, que discutirão o equilíbrio entre cozinha e sala.

Mais à frente, Rui Sanches, fundador do grupo Plateform, falará sobre adaptar a hospitalidade a diferentes públicos. Já Kristell Monot, sommelier do Mugaritz, encerra o dia com uma visão inovadora sobre vinhos e experiências.

Dia 15: Design, empatia e novas perspetivas

O segundo dia começa com Elza Yranzo, food designer de Barcelona, que vai explorar como o design cria memórias duradouras. Logo depois, Ricardo Garrido, empresário brasileiro, partilha estratégias de liderança no setor da restauração.

A manhã termina com a mesa redonda “E se a sala fosse o prato principal?”, com António Geadas, Daniel Rocha e Silva e Nádia Desidério, que discutem o futuro da profissão de sala e o papel da proximidade com o cliente.

Na hora de almoço, os Chefes Óscar Geadas e Rui Paula juntam-se para mais uma refeição especial, em parceria com a Quinta da Pacheca e a Toca da Raposa.

A tarde começa com Diego Vásquez Luque, diretor de bebidas no restaurante Central, em Lima, que falará sobre a criação de novas bebidas inspiradas nos ecossistemas do Peru.

Logo a seguir, o Chefe Ljubomir Stanisic partilha a importância da empatia na gestão de restaurantes. Justin Zammit Tabona, da Relais & Châteaux, reflete sobre os princípios da hospitalidade no luxo.

O encerramento fica a cargo de Mohamed Benabdallah, sommelier do Asador Etxebarri e vencedor do The World’s 50 Best Sommelier Award 2025, que partilhará a sua abordagem única ao serviço de vinhos.

“O HOST Douro junta quem transforma o ato de acolher em arte, profissão e missão. Queremos que este seja um espaço de pensamento e construção conjunta sobre o futuro da hospitalidade”, conclui Miguel Santos, Secretário Executivo da CIM Douro.

Bilhetes e informações

Os bilhetes já se encontram disponíveis em www.hostdouro.pt e têm o custo de 55€ por dia ou 100€ para o passe geral. O evento posiciona-se como um ponto de encontro essencial para profissionais e curiosos que veem na hospitalidade um motor de inovação, coesão social e desenvolvimento sustentável.

Siga-nos no Google News
Redacção
Redacçãohttp://www.infocul.pt
Redacção oficial do site infocul.pt

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,799FãsCurtir
12,697SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
314InscritosInscrever