Nota de pesar da PROTOIRO pela morte de Jorge Sampaio

Nota de pesar da PROTOIRO pela morte de Jorge Sampaio

Nota de pesar da PROTOIRO pela morte de Jorge Sampaio.

É com profunda tristeza que a PROTOIRO, a Federação Portuguesa de Tauromaquia, lamenta o desaparecimento de Jorge Sampaio, um homem bom, inteligente e dialogante, que sempre deu mostras de uma mundividência democrática e plural, compreendendo o país e as populações, na sua diversidade, ao longo da sua ação política. 

No que respeita à cultura tauromáquica não podemos esquecer a importância da sua ação política, que abriu espaço à legitimação legal da cultura tauromáquica de Barrancos, quando fez a afirmação histórica de que “Há tradições que seria conveniente enquadrar legalmente de outra maneira”, tal como à defesa da cultura portuguesa e da liberdade cultural. 

Além da sua condição pessoal de aficionado, enquanto Presidente da República, foram várias as suas presenças em praças de toiros condecorando e distinguindo artistas tauromáquicos e honrando esta arte tão portuguesa. 

Celebre ficou também a sua frase quando, em campanha eleitoral, em Vila Franca de Xira, foi questionado por um jornalista se gostava de touradas, respondendo sem hesitação – “Gosto muito e só tenho pena de não poder assistir mais vezes” – o que demonstra a sua condição de homem livre e frontal, sem receio de censuras do politicamente correcto, algo que rareia nos dias de hoje. 

- Publicidade -

Em 2007, num colóquio na Casa Museu Mário Coelho, Vila Franca de Xira , afirmou “Deixem as pessoas que gostam da festa brava recriarem-se culturalmente. Deixem a festa correr”, esclarecendo, nessa ocasião, que a sua afición começou com a sua mãe, que morava perto do Campo Pequeno, e que o levava às touradas em Espanha. O ex-presidente defendeu na sua intervenção o pluralismo cultural e sobre a polémica criada em volta das tradições barranquenhas, Sampaio justificou-a com “uma incapacidade das pessoas em compreenderem que existem diferenças culturais”. 

Portugal perdeu um lutador pela democracia e pela liberdade, e todos lhe estamos gratos por isso. 

A todos os familiares e amigos enviamos as nossas sentidas condolências. 

Fonte Prótoiro

- Publicidade -

Destaques

Alejandro Talavante deixa vontade de regressar: “Espero voltar a Portugal em breve”

Alejandro Talavante deixa vontade de regressar: “Espero voltar a...

João Raposo: “Tenho um grupo com muita qualidade e merecíamos pisar outras praças”

João Raposo: “Tenho um grupo com muita qualidade e...

Tomás Bastos fecha primeira temporada de matador na Moita com Madrid como grande meta

Tomás Bastos fecha primeira temporada de matador na Moita...

Miguel Moura vive noite de afirmação na Moita: “O público respondeu”

Miguel Moura vive noite de afirmação na Moita: “O...

Entre o ouro, a seda e a areia: os pormenores da primeira corrida da Moita

Entre o ouro, a seda e a areia: os...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados