Sábado, Março 6, 2021

Pandemia afecta vida sexual dos portugueses. Saiba o que dizem os especialistas

Os portugueses estão com a vida sexual afectada, também, devido à pandemia provocada pela COVID-19.

Sinal disso é o aumento de pedidos de ajuda, levando a Ordem dos Psicólogos, a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e a Associação para o Planeamento da Família a adoptarem uma posição conjunta.

Segundo os especialistas, a pandemia traz “obstáculos à sexualidade para todas as pessoas, aquelas que têm um parceiro e aquelas que não têm”.

No segundo caso, a dificuldade em ter relações pode “agravar a sensação de isolamento”.

No caso de um casal, o confinamento pode aprofundar ainda mais as diferenças de desejo sexual que existiam anteriormente, retirando assim ainda mais espaço à sexualidade entre ambos.

Com crianças sempre em casa, os pais podem sentir dificuldades. Devem manter rotinas para as crianças se deitarem cedo e terem 1 ou 2 horas para estarem juntos”, destaca Vânia Beliz, mestre em Sexologia, citada pelo Correio da Manhã.

Os especialistas recomendam ainda “redescobrir novas formas de ter prazer (sozinho ou acompanhado)” e se criem novos hábitos, como “jogos sexuais e partilha de fantasias”. Sugerem ainda o recurso a “estímulos sexuais que funcionem à distância”, “experiências como o ‘sexting’ (mensagens de cariz sexual)”, sendo que “a partilha de fotografias e/ou vídeos pode enriquecer a vida sexual e estimular a imaginação”.

Vânia Beliz refere ainda que “é preciso ter cautela quando expomos o corpo em fotos e vídeos”.

Há formas mais sigilosas de o fazer, como por exemplo escondendo o rosto”, acrescentou.

Os especialistas avisam que para ter relações sexuais é preciso as pessoas “estarem alinhadas na perceção e aceitação do risco de contrair Covid”.

Após a pandemia espera-se uma loucura sexual, até porque “acredito que haverá muitas festas, divertimento e loucura como já vimos em cenários de pós-guerra“, segundo Vânia Beliz, mestre em Sexologia, que acrescenta ainda que “as pessoas podem fazer tudo e realizar as suas fantasias desde que haja consentimento e proteção.

Avatar
Redacçãohttp://www.infocul.pt
Redacção oficial do site infocul.pt

Artigos Relacionados

Big Brother: Gonçalo Quinaz salvo pelo público

Gonçalo Quinaz foi o segundo concorrente a ser salvo, esta noite, no Big Brother. Depois de Savate, Quinaz também se livrou da expulsão. Em risco de...

Cláudio Ramos arrasado por Savate em directo: “Aprenda com a Teresa”

Bruno Savate e Joana desentendem-se constantemente e isso voltou a acontecer no confessionário, quando falavam com Cláudio Ramos e Teresa Guilherme. “Eu acredito que o...

Cláudio Ramos entusiasma-se em directo e diz que “chuchava na hora. Adoro chuchar”

Cátia Palhinha teve uma missão nesta gala do Big Brother. No bunker, teve uma série de imagens que marcaram a sua passagem por antigos reality-shows...

Siga-nos nas redes sociais

23,962FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
73InscritosInscrever