

Ricardo Levesinho e a temporada na Palha Blanco: “Os cartéis que estão montados são aqueles que eu quis e que fechei”, disse o empresário ao Infocul.pt, sobre as ausências de alguns nomes consagrados.
Decorreu, ontem, a apresentação dos cartéis para a temporada tauromáquica na Praça de Touros Palha Blanco.
Dos cartéis apresentados, pela Tauroleve, destacam-se as ausências de Luís Rouxinol, Luís Rouxinol Jr., Marcos Bastinhas, entre outros nomes elegíveis pelo trajecto, qualidade e méritos alcançados.
Por outro lado, destacam-se as presenças em dose dupla de João Moura Jr. e Juanito, ou as 3 presenças de João Ribeiro Telles.
Como destaques dos cartéis apresentados, a encerrona de João Salgueiro da Costa ou as corridas mistas e a única de toureio a pé são os maiores realces.
Ricardo Levesinho prestou declarações ao Infocul, logo a seguir à cerimónia e abordou vários assuntos.
As ausências: “Acho que neste momento não vale a pena falar nisso. Importante é enaltecer os toureiros que aceitaram o repto de virem à Palha Blanco, que é cada vez mais exigente e que marca, cada vez mais, o leme da temporada portuguesa. Isso é que tem de ser a prioridade. Pode sempre haver outras alternativas, outras opções, com certeza que outros toureiros podiam aqui estar, mas os cartéis que estão montados são aqueles que eu quis e que fechei. E, portanto, agora é atrair os aficionados à Palha Blanco não só, a todas as praças de Portugal“.
A aposta nas grandes figuras do toureio a pé de Espanha, juntamente com Juanito e Cuqui: “Acredito no caminho que estamos a levar, acredito na linha de orientação que nos fez provocar esses cartéis, sentimos uma grande satisfação por termos essas figuras que referes [Morante de la Puebla, Antonio Ferrera e Manuel Escribano], mas também os grandes cavaleiros portugueses e, portanto, penso que está reunido um grande leque de artistas. Artistas de grande, grande qualidade, que trazem categoria à Palha Blanco e é essa categoria que nós procuramos e é esse o caminho em que acreditamos e que entendemos que seja o melhor“.
Na cerimónia, Maria da Luz Rosinha falou na importância de os espectáculos serem bons e de haver atenção sobre o preço dos bilhetes.
Sobre este assunto, Ricardo Levesinho disse: “Os abonos vão estar à venda a partir de 2ª feira e até dia 31 de Março, o abono contempla um desconto total de 15% sobre o valor total dos bilhetes, para além de visitas ao campo, visitas a treinos de grupos de forcados e actividades da Escola de Toureio José Falcão e por outro lado vamos ter descontos interessantes relativamente a jovens com menos de 16 anos, porque queremos que os jovens. A leitura que a Sra. Maria da Luz Rosinha deu é a leitura que queremos construir, abrir as portas aos jovens, a novos aficionados. Trabalhamos para haver um futuro e o nosso sonho é que a tauromaquia perdure ao longo do tempo“.
Recorde os cartéis da temporada na Palha Blanco:
Feira do Touro
30 de Abril- 17 horas
Touros de Fernandes de Castro
Ana Batista
Duarte Pinto
Miguel Moura
Forcados de Vila Franca de Xira e Ramos Grande
1 de Maio– 17 Horas
Touros Vinhas
Manuel Terres Bastos
João Moura Jr.
João Ribeiro Telles
Forcados de Vila Franca e Caldas da Rainha.
Colete Encarnado
3 de Julho– 18 horas
Touros de Murteira Grave e Canas Vigouroux
João Ribeiro Telles
Francisco Palha
Antonio Ferrera
Juanito
Forcados Amadores de Vila Franca
Feira de Outubro
30 de Setembro– 22 horas
Touros de Palha, Veiga Teixeira, Murteira Grave, Vinhas, Passanha e Canas Vigouroux
João Salgueiro da Costa
Forcados de Santarém e Vila Franca
2 de Outubro– 17 horas
Touros de Palha
Manuel Escribano
António João Ferreira
Cuqui
4 de Outubro– 22 horas
Touros de David Ribeiro Telles, Vale Sorraia e Murteira Grave
António Ribeiro Telles
João Moura Jr.
5 de Outubro– 17 horas
Touros de Manuel Veiga
João Ribeiro Telles
Morante de La Puebla
Juanito
Forcados de Vila Franca