Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Ricardo Levesinho: “Foi uma data muito bonita em que me emocionei”

Ricardo Levesinho: "Foi uma data muito bonita em que me emocionei"

A Feira Taurina na Palha Blanco, integrada na Feira de Outubro, arrancou ontem com todo o esplendor com um momento de Fado (a cargo de Teresa Tapadas) e de Fé (com os campinos a transportarem a imagem de Nossa Senhora de Alcamé), seguido de uma corrida de touros, como aqui demos conta.

Entrevista e Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Rute Nunes e Carlos Pedroso / Infocul.pt

Ricardo Levesinho, CEO da Tauroleve, concedeu uma entrevista ao Infocul.pt, na qual abordou os cartéis e ainda o romantismo na forma como vê e age perante a tradição tauromáquica.

Um dos destaques desta feira prende-se, claramente, com os cartéis diferenciados relativamente aquilo que tem sido a temporada nacional (um assunto que será abordado em breve num artigo de opinião), tendo Levesinho explicado que “a estratégia foi exactamente essa. Tentámos produzir espectáculos diferentes aos que durante o ano existiram na temporada e assim conseguir levar, ao público, espetáculos diferentes mas ao mesmo tempo atrativos  e sempre com uma “história” com uma razão de ser“.

No ciclo de quatro corridas de touros, a que acrescem novilhadas e recortadores, destacam-se duas corridas integrais de toureio a pé.

Juanito encerrar-se-á com 6 touros, de distintas ganadarias, no dia 3 de Outubro (17:00), com o empresário a explicar que esta aposta deve-se ao facto de Juanito ser “um toureiro em destaque nos últimos tempos com actuações além fronteiras com triunfos e cabe a nós como empresa contratar os toureiros com muito interesse e proporcionar aos aficionados um grande espectáculo e neste caso pelo valor, determinação e querer do Juanito sentimos que era algo que devíamos acreditar e fazer acontecer“.

Já quanto à corrida com 4 matadores portugueses (dia 2, pelas 22:00, com António João Ferreira, Nuno Casquinha, Cuqui e João Diogo Fera, frente a touros Oliveiras, Irmãos), explicou que a “escolha baseou-se em matadores que se formaram a Escola de Toureio José Falcão e que possuem um valor artístico e uma raça toureira de quererem mais e melhor! Confio totalmente no António João Ferreira, Nuno Casquinha, Cuqui e João Diogo Fera e acredito no sucesso da corrida“.

Quando vemos uma corrida de toiros o que procuramos é um conjunto de factores como a arte, raça e valor e ao mesmo tempo nos emocionarmos. Estamos a falar de um espetáculo de emoções, único, inigualável e ao mesmo tempo belo“, acrescentou.

Questionado sobre os sonhos que lhe faltam concretizar numa praça de importância extrema para si, a Palha Blanco, foi claro: “Tenho muitos por concretizar. Às vezes são quase impossíveis de se concretizar mas acredito que teremos hipóteses de sentir que outros momentos importantes irão acontecer brevemente“.

Na corrida de ontem, além da celebração do 120º aniversário do tauródromo, destacou a prova de praticante de Tristão Ribeiro Telles, com Ricardo Levesinho a assumir que “foi uma data muito bonita em que me emocionei em alguns momentos. Aquele desfile da Nossa Senhora de Alcamé acompanhada pelos campinos fez me lembrar de muita coisa e são estes momentos que nos acompanham na nossa história“.

Em relação ao Tristão, não me surpreendeu a sua actuação. Acredito que tem todas as condições para ser um grande toureiro e que Deus e a sorte o acompanhem sempre. Vontade, querer e raça toureira possui de sobra!!“, continuou, visivelmente feliz.

Ricardo Levesinho tem-se destacado, este ano, como o empresário que mais novilhadas promoveu, num claro apoio aos jovens que sonham ser figuras do toureio. Um espectáculo pouco rentável financeiramente, mas de extrema importância para o futuro da tauromaquia.

Sinto que é uma obrigação e a melhor forma de criar futuro e por isso sinto esse compromisso em organizar novilhadas que possibilitam a presença de jovens que querem ser toureiros“, explica Ricardo sobre esta aposta.

Quando questionado sobre a forte aposta que faz no toureio a pé neste certame, como anteriormente referimos, mesmo tendo em conta que as corridas integralmente com toureio a pé têm tido menos público, Ricardo explicou a sua aposta: “Penso diferente! Não é por ter pouca gente que se deve deixar de organizar. Sinto que o que devemos procurar é organizar bons espectáculos para que as pessoas nos procurem mais nas seguintes corridas a pé! Penso que esse é o único caminho para diversificar as corridas de toiros em Portugal“.

Nesta entrevista, não resisti em questionar o CEO da Tauroleve se era um eterno romântico na tauromaquia, tendo a resposta sido dada a compasso do bater cardíaco: “O que quero é defender esta forma de cultura que tenho no sangue desde que nasci e ajudar e contribuir ao máximo para que exista futuro e que os meus filhos possam desfrutar tanto ou mais do que eu desta tão bela e única forma de arte que é a tauromaquia. Sou apaixonado pela festa, tento fazer o melhor possível e continuo a sonhar com espectáculos únicos. Se isto me carateriza como romântico aceito!

Uma das corridas que maior expectativa está a gerar é o mano-a-mano, dia 5 de Outubro, entre os cavaleiros João Ribeiro Telles e Francisco Palha.

Ricardo deu a sua opinião sobre os dois cavaleiros, dizendo que “o João Ribeiro Telles é considerado já o grande triunfador da temporada pelas grandes actuações que tem conseguido e está num momento fantástico e isso decerto irá mostrar em Vila Franca!“, acrescentando que “o Francisco Palha tem tido igualmente uma temporada boa e este mano-a-mano irá ter decerto um nível de competitividade enorme num concurso de ganadarias que está espectacular pela apresentação de todos os toiros em concurso e acredito que irá ser um espectáculo daqueles de marcar a história“.

Este ano conseguiu contratar Morante de La Puebla para a Moita, tendo sido questionado se Morante na Palha Blanco, em Vila Franca, seria sonho, objectivo ou certeza.

A resposta foi servida com classe e suspense: “Muito sonho, enorme objectivo e queremos que seja certeza!

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
114InscritosInscrever