Sábado, Setembro 18, 2021

Santos Populares: Festa no São João, Santo António em casa

Santos Populares: Festa no São João, Santo António em casa

Santos Populares: Festa no São João, Santo António em casa, segundo noticia o Correio da Manhã.

No Porto não vai faltar o São João e há três zonas de diversões para celebrar a noite mais longa da cidade.

Em Lisboa, não há marchas nem casamentos de Santo António, e também não deverá haver arraiais – até esta segunda-feira a Direção-Geral da Saúde não tinha recebido nenhum pedido da autarquia com um plano de contingência para os Santos Populares.

Na notícia é ainda revelado que a CML não respondeu ao CM sobre os santos populares.

Aquilo que a Câmara permitiu, com o parecer das autoridades de Saúde, foram três zonas de diversões, onde as pessoas podem ir em condições consideradas de total segurança por parte da Direção-Geral [da Saúde]”, disse Rui Moreira.

Os três parques de diversões estarão na rotunda da Boavista, Fontainhas e Lordelo do Ouro. São vedados e os acessos controlados, e no caso da Rotunda da Boavista a capacidade é de 3500 pessoas em simultâneo.

O uso de máscara é obrigatório – exceto no momento da refeição. Há uma roda gigante, carrosséis, zonas para jogos para pais e filhos e zona de restauração. Além destes locais para celebrações limitadas, não estão, para já, previstas mais iniciativas.

Segundo Rui Moreira, “não vai haver concertos na avenida, não vai haver fogo de artifício”, e pediu para que não se critique a PSP. “Se amanhã todos os portuenses resolverem ir para a rua no São João, só num estado policial é que era possível impedi-los. A ideia de que a polícia pode reprimir o comportamento generalizado dos cidadãos é uma visão fascista”.

Questionado sobre os festejos nos Santos Populares, o primeiro ministro, António Costa, avisou que “não é pelo incumprimento das regras” que elas “deixam de ser legítimas”.

Já Paulo Paixão, presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia, considera que autorizar festas dos Santos Populares “seria um erro ainda maior (do que a final da Liga dos Campeões), que poderia ter gravíssimas implicações”. “Acho certo que se mantenham as restrições”, salientou o especialista.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
109InscritosInscrever
Corrida de Sobral de Monte Agraço 2021