Secret Story 10: Prova de resistência gera polémica e confronto em direto entre comentadores, na noite de ontem.
A prova de resistência do Secret Story 10 continua a provocar fortes reações. No programa Extra, transmitido na TVI, a análise à dinâmica acabou por gerar críticas, divergências e um momento de tensão entre comentadores.
Enquanto Teresa Silva apontou falhas ao desempenho de alguns concorrentes, Cândido Pereira e Márcia Soares entraram em desacordo sobre a atitude de Jéssica durante o desafio.
Teresa Silva ironiza jogo de Diogo
Logo no início da conversa, Marta Cardoso recordou que Hugo e Diogo foram os mais nomeados, destacando ainda que a ideia inicial de desistir da prova surgiu de Sara.
Perante esse cenário, Teresa Silva não poupou críticas ao comportamento de Diogo dentro do jogo. A comentadora ironizou a estratégia do concorrente e considerou que a desistência acabou por ser o momento mais marcante da sua participação.
“A Sara que diz vamos acabar com isto, mas é todos de humilhação. Eu acho que acaba por ser a melhor jogada do Diogo, que eu nunca lhe vi nenhuma. (…) A única. Pois a melhor também não fez mais nenhuma. E fez a seguir e faz a segunda que foi quase dar de bandeja o segredo dele ao João.”
Além disso, Teresa Silva comentou a forma como a prova foi gerida pelo grupo. Para a comentadora, faltou organização e estratégia entre os concorrentes.
Comentadora critica gestão da prova, mas compreende frustração de Jéssica
Durante a análise, Teresa Silva também falou sobre a postura de Jéssica. Apesar de reconhecer erros na dinâmica do grupo, a ex-concorrente considerou que a reação da participante acabou por ser compreensível.
“É assim, acaba por ser a agridoce porque eles foram aqueles que tiveram mais tempo porque esta prova é difícil estar ali horas e horas a fim. Eu acho que é ridículo com tantos colegas ter que estar ali quatro horas quase ou duas horas seguidas numa prova destas. Isto é uma questão de gestão de tempo. (…) Por isso é que eu não concordo que a Jessica esteve mal porque só no espaço de tempo em que eles tiveram a fazer a prova foi aí que se deu aquelas perdas todas que foi oito ou nove vezes a bola ao chave.”
No entanto, a interpretação da comentadora não reuniu consenso no estúdio.
Cândido Pereira critica atitude da concorrente
Entretanto, Cândido Pereira decidiu intervir e mostrou uma leitura bastante diferente da situação. O comentador acusou Jéssica de abandonar o grupo num momento crítico.
Segundo Cândido, a concorrente deveria ter participado na prova independentemente da frustração.
“Exatamente. E ela chateou-se por causa disso. Quando o barco está a afundar, ela é a primeira a ir embora. (…) Já não havia nada a fazer. Mas a revolta dela fez com que ela não fosse fazer a prova porque vão ao quarto chamá-la e ela diz não vou porque no espaço de X tempo já deixaram que ir a bola, mas ela tinha que fazer a parte dela.”
As palavras do comentador acabaram por aumentar o debate no painel.
Márcia Soares sai em defesa de Jéssica
Perante as críticas, Márcia Soares decidiu responder imediatamente. A comentadora garantiu que a reação da concorrente foi momentânea e provocada pela pressão da prova.
“Não, a Jessica não se recusou de fazer a dinâmica ela revoltou-se durante 20 minutos e com razão. Não, ela revoltou-se durante 20 minutos e foi para a prova. (…) E foi! Ela recolheu-se mais tarde.”
Assim, Márcia considerou que a atitude de Jéssica acabou por refletir a frustração com o comportamento do restante grupo.
Comentadora elogia posição da concorrente
Mais tarde, Marta Cardoso voltou a destacar o chamado “efeito de rebanho” dentro da casa. A apresentadora recordou que a ideia de desistir partiu de Sara, foi seguida por Diogo e rapidamente aceite pela líder Catarina.
Nesse contexto, Jéssica terá sido a única concorrente a questionar a decisão.
Márcia Soares concordou com essa leitura e defendeu que a jovem mostrou personalidade ao não acompanhar o grupo.
“Acho que sim, porque a Jéssica realmente deu as mãos à consciência e estava-se a revoltar contra aquilo que os colegas estavam a fazer e ela estava-se a revoltar e a marcar-se o posicionamento, vou dormir então já que vocês me levam isto a sério (…) Em relação à Jéssica acho que a Jéssica esteve muito bem nesta situação e também acho que foi o resultado de ela não ter sido nomeada hoje, porque senão ela teria sido nomeada, acho que foi a única que realmente se impôs”.
Márcia Soares discorda da leitura de Cândido Pereira
Por fim, a comentadora também comentou a decisão da Voz após a prova. Ao contrário de Cândido Pereira, Márcia acredita que a intervenção da entidade soberana não foi um prémio.
Na sua opinião, tratou-se antes de uma reação à falta de posicionamento dentro do grupo.
“Em relação àquilo que o Cândido disse eu acho que a Voz não quis premiar quem se portou bem, porque isso é regra nós que vamos para aquele programa é para respeitar as regras, para fazer aquilo que a Voz nos pede, portanto, eu acho que aquilo da Voz hoje foi mais uma revolta contra aqueles que realmente temos ali um grupo formado, que isto aqui reflete bem a performance do grupo dentro da casa como estavas a dizer bem, eles juntaram-se aqui vão todos juntos, uns atrás dos outros isto serve para tudo”.
Desta forma, a análise à prova de resistência voltou a evidenciar divisões entre os comentadores do programa e também dentro da própria casa do Secret Story 10.
