Ana Sofia Martins queixa-se da falta de representação racial na televisão portuguesa

Ana Sofia Martins queixa-se da falta de representação racial na televisão portuguesa

Ana Sofia Martins queixa-se da falta de representação racial na televisão portuguesa, no que respeita aos negros.

Ana Sofia Martins foi uma das convidadas da última emissão de ‘Programa Cautelar’, da RTP1, e um dos temas de debate foi a falta de representatividade étnico-racial na televisão portuguesa, que a atriz considera “óbvia e flagrante”.

“Para mim, chega a roçar um bocadinho o ridículo que ainda tenhamos que estar a falar neste tema. Basta ligarmos a televisão. Não vês artistas negros. Vês muito pouco jornalistas. Agora falando das pessoas que estão atrás das câmaras: guionistas, realizadores, produtores, cameramen, pessoal do som.. Não há”, começou por dizer.

“E eu pergunto-me: ‘Como é que é possível?’. Num país que teve colónias como todos nós sabemos, não é? Num país colonizador que nunca se conte a história da perspetiva do colonizado. Ou que se deixe até os negros contarem as suas próprias histórias”, lamentou.

“Por exemplo, eu fiz A Única Mulher (…) e, nada contra os autores, obviamente, mas eram dois autores brancos a contarem histórias negras, que não tem mal como início… Mas a sensação com que eu fico, dessa altura, é que foi tipo uma moda, ‘surfámos’ a onda de Angola, os angolanos gastavam muito dinheiro em Portugal. Agora já não falamos mais nisso”, continuou.

- Publicidade -

“Há muita gente que fala também de ‘não há artistas, não há atores africanos ou negros, ou descendentes de’… E há! Só que não têm trabalho. Porquê? Porque as histórias com origens africanas ou histórias mesmo dos africanos que vivem em Portugal não estão a ser contadas porque são vistas como histórias que não vendem“, explicou.

“E eu pergunto-me: Num país que nós vamos à rua, agora que estamos aqui em Lisboa, não é? Basta ires a qualquer zona e estas pessoas estão lá. Estamos todos lá. E como é que isso não passa para os media? E isto faz-me muita confusão”, rematou.

- Publicidade -

Destaques

Dahl abriu o caminho, Sudakov deu segurança: Benfica vence Vitória e recupera segundo lugar

Dahl abriu o caminho, Sudakov deu segurança: Benfica vence...

Luís Miguel Pombeiro destaca importância do fim-de-semana da cultura tauromáquica em Idanha-a-Nova

Luís Miguel Pombeiro destaca importância do fim-de-semana da cultura...

Miguel Oliveira termina treinos no Estoril em quarto e aponta ritmo para o top 5

Miguel Oliveira termina treinos no Estoril em quarto e...

João Moura Caetano no Redondo: vinte anos de alternativa e o perfume de um toureio com identidade

João Moura Caetano no Redondo: vinte anos de alternativa...

Paulo Caetano impactou no Redondo: três ferros curtos e uma lição de toureio

Paulo Caetano impactou no Redondo: três ferros curtos e...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados