Kendrick Lamar no invervalo do Super Bowl

Kendrick Lamar no invervalo do Super Bowl era a proposta musical para atrair toda a atenção mediática deste domingo, além da final da taça da NFL. 

O rapper vencedor do Prémio Pulitzer escolheu um espetáculo mais opinativo e esqueceu a componente do espetacular e efeitos especiais, que lhe deu uma indiferença total por parte da audiência presente apesar da qualidade das suas letras, até à parte em que lança farpas ao seu rival Drake.  

O espetáculo do intervalo do Super Bowl costuma ter uma performance musical altamente coreografada e patrocinada por grandes marcas, utilizada para atrair pessoas que não seguem a NFL a ligarem a televisão, garantindo taxas de publicidade ainda mais elevadas para marcas gigantes. Ao longo dos anos, proporcionou momentos de grande espetáculo: Prince a tocar Purple Rain à chuva ou Rihanna a anunciar a sua gravidez e nomes como Michael Jackson, ZZ Top, Stevie Wonder, The Rolling Stones, Paul McCartney, Kid Rock, Justin Timberlake, Shania Twain, Sting, U2, Bruno Mars, The Weeknd, Coldplay e Eminem. Grandes nomes e a lista não foi exposta nem a metade.

Lamar está numa fase irreverente da sua carreira e no auge da sua popularidade mainstream: em 2024, lançou uma série de “diss tracks” contra Drake. “Diss tacks” são gravações de hip hop ou rap destinadas a desprezar ou atacar outra pessoa ou grupo. Este álbum culmina na “diss track” “Not Like Us”, uma canção que passou o verão no topo da Billboard 200 e que, de forma explícita, chama Drake de pedófilo. É uma canção de desafio e celebração, mas com um tom provocador que não se encaixa no espírito do Super Bowl. 

O espetáculo foi desigual, mas ambicioso, e começou com Samuel L. Jackson no papel de Tio Sam, personificando a máquina americana a repreender Lamar: “Sou o teu Tio Sam, e este é o grande jogo americano”.

- Publicidade -

Lamar iniciou o espetáculo no topo de um Buick Grand National GNX de 1987, o raro carro que dá nome ao seu álbum. O espetáculo aqueceu com “Squabble Up” e “Humble”, enquanto bailarinos inundavam o palco vestidos com fatos de treino vermelhos, brancos e azuis numa referência à bandeira americana.

A atuação, em certos momentos, mais parecia uma peça de teatro com monólogos líricos densos e uma interação entre dança, os monólogos de Jackson e faixas de álbuns de Lamar que nem sempre se misturavam na perfeição. 

Em vez de cantar, a meio do espetáculo, Lamar apresentou “Luther” e “All the Stars”, os seus duetos com SZA, cuja voz poderosa deu ao espetáculo uma atmosfera mais rica e equilibrada. Francamente mais musical do que a parte anterior. 

Mas então Kendrick fez o desvio que todos esperavam e interpretou o tema “Not Like Us”, e aí o público ficou eufórico.  Com um sorriso maníaco, olhou diretamente para a câmara e disse “Hey Drake”, antes de começar a sua implacável crítica. Suavizou alguns dos versos mais agressivos – censurando-se a si próprio ao evitar a palavra “pedófilo”, provavelmente a conselho dos seus advogados, mas manteve o golpe devastador da frase “Tryna strike a chord and it’s probably A minor”. Como golpe final, Serena Williams, ex-namorada de Drake, foi vista a dançar junto a um poste de iluminação. Os Chiefs podiam estar a perder por 27 pontos ao intervalo, mas o maior derrotado na América do Norte naquele momento era Drake.

Pode ver a perforamance completa a partir deste link: https://www.youtube.com/watch?v=KDorKy-13ak

Leia também: Philadelphia Eagles venceram o Super Bowl

- Publicidade -

Destaques

Warren Zeiders revela o doloroso fim de uma relação em “Looks Good on You”

Warren Zeiders revela o doloroso fim de uma relação...

Zach Top regressa com duas novas canções

Zach Top regressa com duas novas canções, há muito...

Cole Swindell regressa ao passado com “Bronco”

Cole Swindell regressa ao passado com "Bronco", da Warner...

Sporting goleia Minerva por 9-1 e conquista Oeiras Valley Futsal Cup pela terceira vez

Sporting goleia Minerva por 9-1 e conquista Oeiras Valley...

Leões Porto Salvo dá a volta ao Benfica e conquista a Oeiras Valley Woman Futsal Cup

Leões Porto Salvo dá a volta ao Benfica e...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados