Padre Ricardo Esteves deixa mensagem sobre dor e transformação: “Não é o fim… há apenas renascimento”, assinalou.
Reflexão espiritual publicada nas redes sociais toca milhares de seguidores
O padre Ricardo Esteves voltou a partilhar uma reflexão espiritual nas redes sociais, desta vez centrada nos momentos de mudança profunda que marcam a vida humana. A mensagem, marcada por um tom introspectivo, aborda o impacto emocional da dor, da perda e das transformações pessoais.
Logo no início da publicação, o sacerdote descreve uma sensação que muitas pessoas reconhecem em fases difíceis da vida.
“Existem momentos na tua vida em que tudo parece desacelerar por dentro não é? O barulho do mundo continua mas algo em ti silencia. Diria que ê como que uma parte tua se estivesse a despedir.”
Segundo o padre, estas experiências surgem frequentemente em períodos de sofrimento ou de grandes mudanças.
A dor como processo de reorganização interior
De seguida, Ricardo Esteves explica que esses momentos de vazio não significam necessariamente um fim, mas antes uma reorganização interior. Para o sacerdote, trata-se de um processo de transformação pessoal.
“E isso acontece em períodos de dor profunda, perda ou mudanças intensas na tua vida. Essas sensações são os momentos em que o teu ‘eu’ está a reorganizar-se.”
Além disso, acrescenta que muitas pessoas passam a sentir uma estranha sensação de deslocamento, como se já não fossem quem eram antes.
“Parece que as emoções antigas, hábitos e identidades começam a enfraquecer. Por isso sentes aquela sensação de vazio… a sensação de não pertencer, de não seres mais quem tu eras e, nem ainda saberes em quem te estás a tornar.”
A visão bíblica sobre o processo de mudança
Posteriormente, o sacerdote relaciona essa experiência humana com a visão espiritual descrita na Bíblia. Na sua interpretação, trata-se de um processo simbólico de transformação interior.
“A Bíblia chama a esse processo de: morrer para ti mesmo.”
Ainda assim, esclarece que essa “morte” não deve ser entendida de forma literal, mas como uma mudança espiritual profunda.
“Não ê uma morte física, é espiritual, é o fim de velhas estruturas internas, o fim de velhas dependências emocionais, o fim de ilusões, de versões frágeis, de identidades construídas fora da verdade.”
Transformação e renascimento espiritual
Contudo, o padre sublinha que abandonar versões antigas de si próprio pode ser doloroso. Apesar disso, acredita que esse caminho é essencial para um verdadeiro renascimento.
“Sabes, antes do novo nascer é preciso que tenhas a coragem de deixar o antigo ir embora.”
De seguida, reconhece que esse processo pode ser difícil e emocionalmente exigente.
“Não ê fácil, eu sei que não ê, e não te digo que esse processo seja confortável. É por isso que dói, porque deixares de ser quem tu foste, também é um tipo de despedida.”
Ainda assim, deixa uma mensagem de esperança aos seguidores.
“Mas não é o fim, com Deus e em Deus nunca há fim, há apenas transformação, e renascimento.”
Uma mensagem final de esperança
Por fim, Ricardo Esteves conclui a reflexão com um desejo de renovação espiritual para todos os que atravessam fases difíceis.
“E que quero eu para ti: que possas nascer de novo, e que essa dor que te magoa hoje, possa forjar em ti uma pessoa nova.”
Além disso, o sacerdote destaca a importância de aceitar as fragilidades humanas como parte do crescimento.
“Não peço que as fragilidades não te assistam porque é nelas que nasce a sensibilidade pelas coisas da vida, mas que sejas pleno de amor.”
A mensagem termina com um desejo simples, mas carregado de significado espiritual.
“Um dia muito feliz para todos sempre com Deus no coração🙏❤️🍀.”
Veja a publicação AQUI.
