Farioli celebra título do FC Porto e já aponta à próxima época: “É altura de celebrar”

Farioli celebra título do FC Porto e já aponta à próxima época: “É altura de celebrar”, assinalou o treinador italiano.

Francesco Farioli fechou a Liga com uma vitória no Estádio do Dragão e com a festa do título azul e branco.

O FC Porto venceu o Santa Clara por 1-0, na última jornada, com um autogolo de Sidney Lima. O resultado serviu para encerrar a época campeã diante dos adeptos, duas semanas depois de o título ter ficado garantido na 32.ª jornada.

Farioli destaca festa no Dragão e nos Aliados

Depois do triunfo, Farioli falou à Sport TV e relativizou o peso competitivo da partida. Para o treinador italiano, o jogo teve sobretudo valor simbólico.

“Acho que foi um jogo com um significado especial, para celebrar o título à frente dos nossos adeptos. Foi importante terminar com uma vitória, mas o verdadeiro espetáculo estava lá fora, e acho que foi apenas uma antecipação do que vai acontecer mais tarde nos Aliados”.

- Publicidade -

Mais tarde, na sala de imprensa, o técnico assumiu finalmente o momento de festa.

“Desta vez, e pela primeira vez, vou mesmo dizê-lo: é altura de celebrar. Honestamente, acho que foi um título muito merecido. Estivemos em primeiro desde o primeiro dia até ao último, com muito trabalho e um grande compromisso de todos. Quero deixar um agradecimento profundo a todas as pessoas que trabalharam comigo. Hoje é mais um dia para celebrar este grupo: os jogadores, o staff e, claro, especialmente a administração e o clube por tudo o que nos deram. E aos jogadores, obviamente, que conseguiram realizar uma época fantástica.”

Rodrigo Mora como falso nove e ideias para o futuro

Entretanto, Farioli foi questionado sobre a utilização de Rodrigo Mora como falso nove, uma solução vista poucas vezes durante a temporada.

O treinador explicou que a opção teve também relação com a gestão do plantel e com a vontade de terminar a partida com o jovem em campo.

“Foi algo que fizemos três vezes esta época, aconteceu durante muito pouco tempo. Hoje queríamos terminar com o Rodrigo em campo, queríamos colocar o Gabril, por isso foi também uma adaptação de acordo com a gestão do plantel. É uma possibilidade de que falámos e vamos ver para a próxima época que ideias implementar depois das férias.”

Sobre a próxima temporada e possíveis movimentos no plantel, Farioli garantiu que o trabalho já está encaminhado, embora sem individualizar nomes.

“Gosto da vossa pressão esta noite (risos), mas digamos que a lista sobre o que pretendemos fazer já está pronta. Estamos totalmente alinhados sobre os movimentos a fazer em relação aos nossos jogadores e àqueles que queremos considerar para o futuro. Mas agora, repito, vamos dar a este grupo o crédito que merece — a todos eles — porque fizeram uma época fantástica. Não faz sentido falar de um mais do que de outro neste momento.”

João Costa, Bernardo Lima e Nehuén Pérez premiados

Além da festa, a última jornada permitiu dar minutos a jogadores que marcaram o grupo de formas diferentes.

João Costa estreou-se na baliza e Farioli destacou o papel do guarda-redes ao longo da época.

“Para o João, acho que é algo que ele realmente mereceu, pelo que trouxe à equipa desde o primeiro dia, em termos de presença, compromisso, espírito e ADN do Porto. Viram como todos os jogadores celebraram o seu momento, como celebraram a defesa que ele fez. Somos uma família e o João é uma grande parte deste grupo.”

Também Bernardo Lima mereceu elogios do treinador, que apontou para o futuro do jovem.

“Foi realmente merecido pelo que ele fez esta época, com o Porto, com a seleção nacional, e também pensando no futuro que ele vai ter pela frente, que tenho a certeza que vai ser brilhante. Agora é uma questão de trabalho, desenvolvimento, e preparar-se para quando o momento chegar”.

Já a utilização de Nehuén Pérez teve um lado emocional. O jogador regressou quase dez meses depois da lesão sofrida no início da época.

“Para o Nehuén, foi no início da época quando ele se lesionou. Foi um momento pesado para todos, se se lembrarem, no jogo contra o Nacional, se não estou em erro. Foi fantástico vê-lo de volta, porque ele é um jogador importante e todos o adoram.”

88 pontos e foco total a partir de terça-feira

Farioli, conhecido pelo lado perfecionista, admitiu que o FC Porto ainda tinha um objetivo pontual depois de garantir matematicamente o título.

A equipa terminou com 88 pontos, uma marca que o treinador valorizou, mesmo sem atingir a meta interna.

“Desde que garantimos matematicamente o título, tínhamos o objetivo de tentar chegar aos 91 pontos. Ficámo-nos pelos 88 que, se não estou em erro, é a terceira marca mais alta de pontos na história da liga. Não é o cenário ideal, mas continua a ser uma excelente marca. Nestes últimos dias trabalhámos para terminar bem, com uma vitória, como fizemos hoje. No tempo livre, tentámos antecipar e preparar as exigências da próxima época. Não apenas sobre o mercado, mas sobre como podemos melhorar internamente: instalações e todos os detalhes onde possamos ganhar pequenas percentagens para sermos melhores. Hoje, amanhã e talvez até segunda-feira, será tempo livre para todos. A celebração é importante e precisamos deste momento. A partir de terça-feira, estaremos totalmente focados na próxima temporada.”

Ou seja, a festa existe, mas tem prazo. A partir de terça-feira, o campeão nacional começa a virar-se para uma época que terá também Liga dos Campeões.

Adeptos foram decisivos no Dragão

Farioli voltou ainda a sublinhar a importância dos adeptos ao longo da temporada.

O treinador italiano garantiu que sentiu apoio desde o primeiro dia e que essa ligação ajudou a manter a equipa próxima do público, mesmo nos momentos menos lineares.

“Senti uma receção muito forte desde o primeiro dia. O clube e os adeptos abriram-me as portas. Desde o primeiro momento, estabelecemos um ritmo muito importante. Durante a época, com os altos e baixos que naturalmente surgem no caminho, mantivemo-nos sempre muito próximos. Jogámos 34 jogos no total na Liga e em 32 deles sentimos que estávamos a jogar em casa. Nos outros dois fomos em menor número, mas fizemos barulho suficiente para cumprir a nossa parte. Isso é algo notável. Eles nunca deixaram de apoiar a equipa. Este é o primeiro passo. Para a próxima época, queremos a mesma energia — ou mais, se possível — porque é disso que realmente precisamos.”

O FC Porto voltou a terminar invicto em casa na Liga, algo que já não acontecia há quatro anos. Para Farioli, a explicação passa pela força do Dragão.

“Como já disse, o poder dos nossos adeptos e o sentimento de estarmos realmente em casa é o que dita a temperatura aqui no Dragão. Foi um fator decisivo esta época. Esperamos que na próxima seja igual e, se possível, ainda melhor.”

Cláudio Ramos e João Costa elogiados na sombra de Diogo Costa

Na conferência de imprensa, Farioli também foi questionado sobre a gestão dos guarda-redes, numa equipa onde Diogo Costa tem estatuto de titular e líder.

O treinador fez questão de valorizar Cláudio Ramos e João Costa pelo trabalho diário, mesmo longe dos holofotes.

“Ambos, o Cláudio e o João, desempenharam um papel enorme nesta temporada. Ter um guarda-redes do nível do Diogo torna a competição difícil, porque todos conhecemos o valor dele, não só como jogador, mas como líder. No entanto, tanto o Cláudio como o João, um pouco na sombra e nos bastidores, fizeram um trabalho fantástico nos treinos. Tenho na memória muitos treinos de ‘dia de jogo mais um’, que são sessões de compensação fundamentais para nós e nada fáceis de realizar. Ter estes dois ‘bichos’ na baliza a puxar por toda a gente e a manter o ritmo alto até ao final da época é um valor invisível para quem está fora, mas muito claro para quem está dentro. A forma como os jogadores reagiram à entrada do João diz tudo sobre o nível de apreciação que têm por eles.”

Com o título celebrado no Dragão e a festa apontada aos Aliados, Farioli fechou a época a agradecer ao grupo. Mas deixou também claro que o FC Porto já sabe o que quer fazer a seguir.

- Publicidade -

Destaques

Lon3r Johny levou o Sol da Caparica pela madrugada dentro

Lon3r Johny levou o Sol da Caparica pela madrugada...

Slow J cruzou mundos no Sol da Caparica

Slow J cruzou mundos no Sol da Caparica, na...

MC Paiva levou o funk brasileiro ao Sol da Caparica

MC Paiva levou o funk brasileiro ao Sol da...

ÁTOA levaram 12 anos de canções ao Sol da Caparica

ÁTOA levaram 12 anos de canções ao Sol da...

Quim Barreiros fez da Caparica uma festa popular em tamanho grande

Quim Barreiros fez da Caparica uma festa popular em...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados