Big Brother Verão: João Gomes expulso, Nuno emociona a gala e tensão entre Raquel e Sara sobe de tom

Big Brother Verão: João Gomes expulso, Nuno emociona a gala e tensão entre Raquel e Sara sobe de tom no programa.

O Big Brother Verão viveu uma noite decisiva nesta terça-feira, 7 de julho. João Gomes abandonou o programa, enquanto Nuno abriu uma das páginas mais dolorosas da sua vida.

Mas o jogo não ficou fechado entre uma expulsão e um momento emocional. Raquel Rodrigues e Sara continuam no centro de uma tensão crescente, com Nuno pelo meio.

Além disso, houve um desentendimento entre Tatiana e Joaquim devido às refeições. Já Mariana Sá descobriu que acordar na Casa da Avó tem regras próprias – e um galo como despertador.

João Gomes abandona o Big Brother Verão com 7%

A segunda expulsão do Big Brother Verão colocou Íris, João Gomes, Pedro e Vanessa nas mãos do público.

- Publicidade -

Ao longo da gala especial apresentada por Maria Botelho Moniz, Vanessa foi a primeira concorrente a respirar de alívio, depois de receber 53% da votação na fase correspondente.

Mais tarde, Íris também garantiu a permanência no jogo, com 73%.

A decisão final ficou, então, reduzida a João Gomes e Pedro. No encerramento da votação, João Gomes reuniu 7% e foi expulso do programa. Pedro, com 20%, continuou em competição.

A saída alterou novamente a composição da casa, numa altura em que as relações entre vários concorrentes se tornaram um dos principais focos do jogo.

Tatiana confronta Joaquim por causa das refeições

Fora da gala, a gestão da vida quotidiana também provocou atritos. Tatiana e Joaquim envolveram-se numa discussão relacionada com as refeições.

Durante a conversa, a líder da semana explicou ao colega os motivos que estiveram por trás de uma escolha anterior e mostrou-se desiludida com a atitude de Joaquim.

“Tu a seres constantemente atacado, foi por isso que eu fiz a minha escolha. Percebeste? Eu me compadeço com pessoas como tu, os atacados, por isso é que eu gosto da Sara – eu falei com ela. Estás a dececionar-me”.

Joaquim respondeu apenas:

“Percebi”.

Apesar da resposta curta, a conversa prosseguiu, sempre em torno da alimentação e da organização das refeições. Tatiana manteve o tom crítico perante o comportamento do colega.

Nuno abre a sua história e emociona Maria Botelho Moniz

Um dos momentos mais fortes da emissão aconteceu quando Nuno entrou no confessionário para apresentar a sua Curva da Vida.

Nascido em Macau, a 22 de novembro de 1997, o concorrente recordou uma infância marcada pela separação dos pais quando tinha três anos.

Apesar da mudança familiar, garantiu:

“Nunca me meteram na posição de escolher um ou outro”.

Ainda assim, descreveu aquele período como uma “fase negativa” e admitiu que o “afeta bastante não ter os dois presentes ao mesmo tempo”.

A adolescência acabaria por levá-lo para longe de Macau. Aos 13 anos, mudou-se para Inglaterra, onde estudou e tentou construir um caminho no futebol.

Foi durante esse percurso que surgiu uma oportunidade inesperada.

“Houve um jogo em que um, na altura era um homem, veio falar com o meu treinador da minha equipa”.

Pouco depois, recebeu a informação que mudaria o rumo daquela fase da sua vida.

“Ele disse que um olheiro do Manchester City estava a perguntar por mim e que queria falar comigo. E foi assim que começou. Fui para o Manchester City.”

A reação do pai permanece entre as suas memórias mais felizes.

“Nunca tinha visto o meu pai sorrir assim, com um sorriso enorme”.

Nuno permaneceu cerca de nove a dez meses no Manchester City. Mais tarde, já no Sheffield Wednesday, sofreu uma rotura de menisco durante uma pré-época na Áustria.

“Foi a primeira lesão que tive, assim, grave e tive que ser mesmo operado.”

A doença da mãe mudou novamente o rumo da vida

Depois da recuperação, Nuno estudou desporto na universidade e recebeu uma oportunidade no Harrogate Town.

A equipa acabou por se sagrar campeã, mas o contrato do jogador não foi renovado. Aos 23 anos, em plena pandemia de Covid-19, regressou a Portugal.

Um empresário levou-o para Chaves e, segundo contou, tudo “estava a correr-me muito bem”.

Foi então que recebeu uma chamada da mãe. O diagnóstico apontava para um cancro raro e incurável.

“Isso custou-me muito”.

Nuno regressou a Macau e acompanhou a fase final da doença da mãe.

“Já a víamos, ela muito fraca. Já não sabia o que dizia, porque sofria de muitas dores. Passávamos dia e noite no hospital.”

As noites no hospital ficaram gravadas na memória do concorrente.

“Dormíamos encostados à cama, sempre com as minhas mãos na mão dela.”

Nuno recordou ainda o último abraço, partilhado com a irmã.

“E parecia que ela estava mesmo à espera do abraço. E lembro-me do som da máquina.”

Depois da perda, permanecer em Macau deixou de fazer sentido.

“A única coisa que queria era que a minha mãe estivesse orgulhosa de mim.”

Do regresso ao futebol à perda inesperada do pai

De volta a Portugal, Nuno encontrou no futebol uma forma de continuar.

“Andava meio perdido.”

Em Albufeira, iniciou também uma relação que durou quatro anos e meio. A companheira foi viver com ele e com as cadelas, que descreveu como os “amores da minha vida”.

Posteriormente, surgiu uma oportunidade para jogar em Guangzhou, na China. O projeto não correu como esperava e Nuno acabou por regressar a Macau, onde esteve com o pai.

A 14 de fevereiro do ano passado, os dois jantaram juntos.

“A 14 de fevereiro do ano passado fui jantar com o meu pai. Foi um jantar muito especial. Porque… foi o nosso último jantar.”

No dia seguinte, depois de várias tentativas de contacto sem resposta, Nuno percebeu que algo poderia estar errado.

“Senti cá uma sensação um bocado estranha.”

Ao chegar ao apartamento com a irmã, encontrou o pai sem vida, vítima de um ataque cardíaco.

“Vi-os a retirar o corpo do meu pai. Não tinha nenhum plano. Parece que perdi tudo o que tinha. Só tinha a minha irmã. Não sabia mesmo o que fazer.”

Novamente, o futebol tornou-se uma forma de sobreviver aos dias seguintes.

“A única maneira de não pensar no que tinha acontecido era dentro das quatro linhas.”

Nuno jogou no Must IPO, em Macau, e conquistou um título que ganhou um significado especial.

“É a medalha mais importante que tenho. E que dedico a ele”.

Depois dessa passagem, seguiu para o Portimonense e regressou a Albufeira, local que descreveu como “casa e paz”.

Agora, dentro do Big Brother Verão, o concorrente diz estar a viver uma fase diferente.

“Estou mesmo a viver um sonho. Cá só me vejo a sorrir, mas é verdade, estou mesmo feliz. Estou muito grato.”

Maria Botelho Moniz deixa conselho a Nuno

O relato emocionou Maria Botelho Moniz. Em lágrimas, a apresentadora falou diretamente com o concorrente sobre a forma como algumas pessoas tentam afastar a dor para conseguirem continuar.

“Eu entendo o colocar os sentimentos de parte porque é uma questão de sobrevivência. Se não lidarmos com eles e focarmos noutra coisa, a vida parece que vai andando”.

Depois, alertou para a importância de enfrentar aquilo que ficou por processar.

“Há um dia em temos de confrontar esses sentimentos, caso contrário eles apanham-nos na curva e é mais complicado”.

Já mais à frente, deixou um conselho ao concorrente.

“Se lhe posso deixar um conselho, conversar com alguém é a melhor coisa que se pode fazer quando se perde alguém porque é isso que os mantém vivos, é isso que os mantém aqui”.

Raquel Rodrigues é confrontada com imagens sobre Sara

A relação entre Raquel Rodrigues, Nuno e Sara voltou a dominar parte da emissão.

Durante o Especial, foram mostradas imagens de uma conversa privada entre Raquel, Íris e Vanessa. Nessa conversa, Raquel fez várias críticas a Sara.

A concorrente começou por acusar a colega de usar determinadas atitudes para conquistar aliados.

“Acho sim que ela é uma pessoa insegura e que a maneira dela de ganhar aliados é comprando. Eu nunca gostei disso. Eu nunca quis mencionar isso porque eu senti que ela fez isso por um dinheiro. Não quero que mostre alguém para justificar um jogo“.

Depois de Íris considerar que Sara tinha exagerado, Raquel subiu o tom.

“Quem é que ela acha que é na fila do pão? Mas uma cena tipo, eu digo, não é uma pessoa para entrar na minha casa“.

A conversa avançou para a proximidade de Nuno com Sara. Raquel deixou claro que essa amizade poderia ser um obstáculo a qualquer relação futura entre ambos.

“Por isso, se ele quiser ter essas amizades, nunca vamos ter nada. É óbvio, porque essa pessoa nunca na vida, nem com sal grosso, banhada e benzida vai entrar pela portinha da minha casa“.

Num outro momento da conversa, Raquel usou palavras que provocaram reação dentro e fora do programa.

“Que maldição! Só essa inveja era preciso um banho no mar de Iemanjá no dia 2 de Fevereiro (…) E a minha yoni sagrada também, para que o meu filho não nascesse com uma deficiência“.

Antes de terminar o desabafo, a concorrente afirmou que poderia usar aquilo que identifica como fragilidades emocionais de Sara.

“Ela tem de ter cuidado comigo porque eu sou uma pessoa muito inteligente emocionalmente e eu consigo ler as fragilidades todas de uma pessoa. Se ela continuar a ser má, eu vou expor o pavio dele em frente a toda a gente“.

Sara alerta Nuno para comportamento que considera “tóxico”

Após a exibição das imagens, Sara procurou Nuno para uma conversa privada.

A concorrente começou por dizer que as palavras de Raquel confirmaram algumas das suas suspeitas.

“Na minha opinião, acho que não estive enganada, a maneira que ela estava a falar de mim (…). Dizer que eu sou má simplesmente por eu estar perto de ti, que não é coerente“.

Sara mostrou-se particularmente incomodada com o que considera ser uma tentativa de controlo sobre Nuno.

“Não faz sentido nenhum (…). E depois ela estava a falar com eles, tipo, isto para mim é tóxico. Como é que tu conheces uma pessoa em 6 dias e em 6 dias já proíbes, entre aspas, a pessoa que tu estás a conhecer, de ter uma amizade? Para mim não é normal“.

A conversa tornou-se mais delicada quando Sara relacionou a ameaça de exposição com uma confidência feita anteriormente a Raquel.

Segundo explicou, tinha partilhado em privado que também viveu uma situação de violência doméstica.

“Quer dizer, tipo, eu não sou bem-vinda à casa dela, ela ia-me expor em frente a toda a gente, eu sei. (…) Quando ela falou da violência doméstica, lembras-te? No fim disso eu fui à beira dela e disse: «Eu percebo o que estás a sentir, passei pelo mesmo». E o expor era muito isso, estás a ver? Ia-me expor com esse assunto”.

Sara lamentou ainda não ter sido confrontada diretamente por Raquel antes das críticas feitas junto de outras concorrentes.

“O que é que gostavam de meter comigo e dizer: olha, estou a sentir-me incomodada com isto, isto, isto. E eu: ok. Agora, não sabia de nada“.

Nuno ouviu a colega e concordou que a situação “não faz sentido”, admitindo também que Raquel não lhe apresentou diretamente algumas das inseguranças agora reveladas.

Irmã de Nuno acompanha aproximação a Raquel com cautela

Fora da casa, Tatiana, irmã de Nuno, também falou sobre a aproximação entre o concorrente e Raquel Rodrigues.

Em conversa com o repórter Sérgio, da TVI, admitiu que o envolvimento a surpreendeu.

“Um pouquinho, não muito, mas fiquei um pouco surpresa, sim. Acho que não faz muito o estilo dele neste momento, mas na casa, pronto, tudo acontece“.

Questionada sobre a possibilidade de existir estratégia de jogo, Tatiana defendeu a postura do irmão.

“É assim, posso falar da parte do Nuno? Que, pronto, o meu irmão, ele é muito honesto, ele é transparente, é o que é. Não seria por jogo, tanto que ele já explicou que não está à procura de uma relação e que se acontecer, aconteceu, por isso é tudo natural da parte dele“.

Ainda assim, a irmã do concorrente não escondeu a sua postura protetora.

“Eu sou aquela irmã… Não sei, não sei. Acho que é sempre difícil, eu sou muito protetora dele e então é difícil aceitar às vezes, mas pronto, mas sim, se apaixonar, espero que seja mesmo um amor, pronto, que seja para a vida“.

Logo depois, explicou a origem das suas reservas.

“Porque para já sou mais velha, sou mais protetora dele e então custa-me, pronto, saber que ele pode ser magoado ou que as pessoas possam não ter as melhores intenções com ele e então eu estou sempre ali um pouquinho mais desconfiada“.

Quando questionada diretamente sobre Raquel, Tatiana não acusou a concorrente de estar a jogar, mas também não afastou totalmente as dúvidas.

“Não, não acho que ela esteja a fazer jogo e acho que está a ser honesta, mas nós nunca sabemos, pronto“.

Sobre uma eventual confiança no futuro da relação, respondeu:

“Por enquanto ainda não. Ainda não. Preciso de mais tempo”.

Mariana Sá descobre o despertador da Casa da Avó

Num registo mais leve, Mariana Sá viveu o primeiro despertar longe da Casa Principal.

Agora na Casa da Avó, a concorrente percebeu que os habitantes não acordam ao som de música. Em vez disso, o Big usa o canto de um galo.

A reação de Mariana foi imediata.

“O quê? É esta merd que vocês ouvem? Deves estar a brincar”.*

Ainda surpreendida, acrescentou:

“Nem uma música nem nada? É isto?”

Entre a expulsão de João Gomes, a história de vida de Nuno e a tensão crescente entre Raquel e Sara, a noite deixou várias frentes abertas no Big Brother Verão.

Veja estes momentos AQUI, AQUI, AQUI

- Publicidade -

Destaques

Iron Maiden voltam a provar porque continuam a ser uma referência do heavy metal

Iron Maiden voltam a provar porque continuam a ser...

O país arde e nós fazemos scroll

O país arde e nós fazemos scroll, dia-a-dia, hora-a-hora,...

Monção entre a história da Ponte de Mouro e a elegância do Palácio da Brejoeira

Monção entre a história da Ponte de Mouro e...

Recanto de Moulães: uma casa de família, seis suítes e Monção à porta

Recanto de Moulães: uma casa de família, seis suítes...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados