Bronca: Ex-Comentadora do Big Brother acusa TV portuguesa de discriminação e preconceito

No Big Brother 2020, apresentado por Cláudio Ramos, Magda Burity foi comentadora residente.

No Big Brother- A Revolução e no Big Brother -Duplo Impacto já não foi escolhida para integrar o painel de comentadores.

Agora, usou as redes sociais para dar a sua versão do facto sobre esse afastamento.

Hoje vou falar-vos de cancelamento em Portugal enquanto está a passar na TVI o ‘Big Brother’, em simultâneo a este post”, escreveu a, também, jornalista.

Toda a gente sabe que fui comentadora deste formato naquele que dizem que foi o regresso e a viragem com temas que ajudaram a olhar para o mundo da forma como ele deve ser entendido e justo. Não é só quando um príncipe ou uma princesa falam de racismo que se deve dar ouvidos por isso partilho a minha história que tem que ser conhecida também“, acrescentou.

Sobre o seu afastamento em concreto, começou por dizer que estava orgulhosa “de ter feito parte deste projeto, onde, de maio a agosto” de 2020, teve “uma conduta irrepreensível com a equipa” que trabalhou.

E não voltei. Não voltei porque me foi dito que fui um dano colateral das escolhas – pessoais ou coletivas, mas isso agora não interessa nada. Todos os outros comentadores regressaram e foram convidados mais. Nenhum negro”, acrescentou..

O que interessa é que vocês que me seguem e que me pedem para voltar a comentar também devem saber que não depende de mim colocar-me de joelhos para ter um lugar naquele sofá quando já fui diretora de conteúdos de dois ‘Big Brother’, autora e produtora executiva do meu próprio reality show e tenho autoridade e experiência para dar mais do que comentar. Sei também que a televisão portuguesa só tem a ganhar com a minha visão inclusiva e de diversidade cultural, ao invés de me excluir a meio do caminho”, destacou, lembrando a sua ligação a dois Big Brother em Angola.

Segui continuando a fazer o que sei fazer melhor que é comunicar e seguirei propondo o que sei melhor fazer – comunicar. Há apenas a vossa validação que conta bastante nesta equação e nesta prova passei! Por isso não me vitimizo e sim me realizo e agradeço. Ninguém desiste ainda”, ressalvou.

Nesta publicação usou as hashtags: “representatividade importa”, “a verdade” e “gordofobia”.

Após este texto e com várias reacções por parte dos seus seguidores, Magda foi respondendo.

As oportunidades somos nós que criamos, acredite. Apenas o processo tem de ser mais transparente e menos pessoal. O sistema de cotas é o ideal para estas situações”, disse a uma seguidora.

Já está nas minhas mãos, mana, por isso a abertura em falar. Este não é um post de vitimização e sim da realidade ‘that we live in’. Há preconceito, sim, em Portugal na TV generalista. Há gordofobia e o mundo precisa de saber. Além da patente falta de representatividade negra em lugares de decisão, opinião válida e projetos de continuidade que não seja cantar e pular. É disso que a Madame Comunicação fala neste post”, disse a outra…

https://www.instagram.com/p/CMYDQTrM6Mo/

Destaques

Vitória FC conquista Taça AFS e fecha época com dobradinha diante do Olímpico do Montijo

Vitória FC conquista Taça AFS e fecha época com...

Marcos Bastinhas voltou às arenas como quem trazia fogo debaixo da casaca

Marcos Bastinhas voltou às arenas como quem trazia fogo...

Pormenores fotográficos da corrida de touros em Santarém no 6 de Junho

Pormenores fotográficos da corrida de touros em Santarém no...

Marcos Bastinhas emociona Santarém no regresso: “Dei a cara, lutei e dei tudo pelo público”

Marcos Bastinhas emociona Santarém no regresso: “Dei a cara,...

Regresso épico de Marcos Bastinhas completou o Universo Tauromáquico Português

Regresso épico de Marcos Bastinhas completou o Universo Tauromáquico...
Publicidade
Alojamento Web

Reportagens

Artigos relacionados