Catarina Miranda acaba com Afonso Leitão e retira apoio no “Desafio Final”: família reage e Teresa Silva fala em tentativa de prejudicar o concorrente

Catarina Miranda acaba com Afonso Leitão e retira apoio no “Desafio Final”: família reage e Teresa Silva fala em tentativa de prejudicar o concorrente no reality.

A separação de Catarina Miranda e Afonso Leitão tornou-se o grande tema desta terça-feira, 26 de maio. A ex-concorrente do Big Brother Verão anunciou o fim da relação, que durava há sete meses, e retirou o apoio público ao concorrente do Secret Story – Desafio Final.

A decisão surgiu enquanto Afonso continua fechado na casa da Malveira, sem saber o que aconteceu cá fora. Além disso, o momento ganha outro peso porque o concorrente está nomeado e em risco de expulsão.

Catarina Miranda fala em desrespeito e decisão definitiva

No comunicado publicado nas redes sociais, Catarina Miranda explicou que se sentiu desrespeitada e desiludida pelo agora ex-namorado. A ribatejana não revelou todos os detalhes, mas deixou claro que não quer continuar associada ao percurso de Afonso.

A ex-concorrente afirmou que Afonso “não teve consideração” pela relação que tinham e garantiu que a sua decisão “é definitiva“.

Entretanto, Catarina Miranda contou a Cristina Ferreira que “descobriu mensagens” de Afonso e “percebeu que ele não a respeitou cá fora“.

Na mesma nota, a jovem retirou o apoio ao concorrente no reality show da TVI e pediu para deixar de ser ligada às campanhas em torno dele.

Catarina escreveu que deixou “qualquer apoio à participação do Afonso no programa” e pediu “que deixem de associar o meu nome a campanhas, votos ou defesa da imagem dele“.

Relação começou no “Big Brother Verão” e passou por duas casas

Catarina Miranda e Afonso Leitão conheceram-se no Big Brother Verão. A relação só foi oficializada depois do fim dessa edição, a 1 de outubro de 2025.

O pedido de namoro aconteceu durante as gravações do episódio de estreia de Momento Certo, programa apresentado por João Patrício. Nesse momento, estavam presentes familiares de ambos.

Pouco depois, em novembro, o casal começou a viver junto numa casa alugada em Almeirim. Era também ali que faziam diretos da loja online CaLe Shop, projeto que tinham em conjunto.

Mais tarde, em março de 2026, mudaram-se para o Montijo. Foi nessa casa que viviam quando Afonso aceitou entrar no Secret Story – Desafio Final.

Tatuagens, casa decorada e perguntas por responder

Antes da separação, Catarina Miranda estava a preparar a nova casa no Montijo. A ex-concorrente chegou a mostrar imagens do quarto nas redes sociais, com o objetivo de surpreender Afonso quando este saísse do programa.

Além disso, em abril, durante um trabalho como repórter num evento no Algarve, Catarina fez duas tatuagens ligadas à relação. Uma delas dizia “CaLe”. A outra era um “A“, inicial do nome de Afonso, no braço.

Agora, com o fim da relação anunciado, ficam duas dúvidas: o que acontecerá à casa que estava a ser decorada e se Catarina irá remover as tatuagens feitas há cerca de um mês.

Família de Afonso mantém apoio ao concorrente

A separação abriu a emissão do Última Hora, da TVI. Alice Alves transmitiu a reação da família de Afonso Leitão e deixou claro que, apesar da decisão de Catarina, o apoio familiar continua.

A apresentadora explicou: “O que é certo é que a Catarina retira-se do apoio ao Afonso, é isto que ela diz no comunicado, mas a família do Afonso continua a apoiar o Afonso e é isto que tem vindo também a dizer não só à produção do programa, como também a todos aqueles que têm perguntado“.

Assim, Afonso perde o apoio público da ex-namorada, mas mantém a família do seu lado nesta fase do jogo.

Catarina envia nova mensagem ao grupo dos “CaLe”

Durante o Última Hora, Inês Simões revelou que a produção recebeu uma nova mensagem colocada por Catarina Miranda num grupo de apoio do casal.

A comentadora explicou: “Vamos mostrar aqui que recebemos, última hora, comunicado. Foi num grupo, que Catarina Miranda coloca no grupo de apoio dos Calé”.

Depois, Adriano Silva Martins leu a mensagem atribuída a Catarina: “O fim dos Calé. Quero agradecer todo o apoio que tenho recebido. Também quero deixar claro que o Afonso não foi correto comigo durante a nossa relação e houve atitudes que me magoaram bastante”.

A mensagem terminava com um pedido de paz e distância da polémica: “Não vou entrar em detalhes nem criar mais polémicas mas senti que devia ser sincera convosco. Neste momento quero apenas seguir em frente, em paz, e focar-me em mim. Obrigada por estarem desse lado”.

Mãe de Catarina entra na conversa

Depois dessa mensagem, um dos membros do grupo partilhou também uma intervenção de Carla Miranda, mãe de Catarina. A antiga sogra de Afonso decidiu defender a filha perante críticas à forma como a jovem expôs a situação.

Carla Miranda começou por escrever: “Eu não sou de comentar nada aqui… Mas estão a recriminar a Catarina pela atitude dela e porque o Afonso está lá dentro…”.

Depois, deixou uma frase que adensa ainda mais o caso: “Mas… e porque existe sempre um mas… Foi bem pior o que ele fez quando esteve a viver com ela cá fora… e fico por aqui”.

A mãe de Catarina não revelou pormenores, mas deixou claro que, na sua leitura, a atitude da filha terá uma explicação mais pesada.

Afonso fala de amor sem saber que está solteiro

Dentro da casa, Afonso Leitão continua alheio à tempestade. No Cubo, o concorrente falou precisamente sobre amor, família e escolha da pessoa que caminha ao nosso lado.

A ironia do momento não passou despercebida. Cá fora, Catarina já tinha anunciado a separação. Lá dentro, Afonso refletia sobre relações e compromisso.

O concorrente afirmou: “A pessoa que escolhemos para estar ao nosso lado também acaba por ser muito importante, porque nós estamos lá e a pessoa que está ao nosso lado é tudo por opção“.

Depois, separou os laços de sangue das relações amorosas: “A família não é opção. A pessoa que nós queremos acrescentar à nossa família é por opção. E então acho que, acima de tudo, temos que estar bem um com o outro e foi isso que eu aprendi“.

Por fim, Afonso deixou uma frase que ganha agora outro significado: “Não vale a pena forçar, não vale a pena estar só por estar, vale a pena manter-me, estarmos unidos, acrescentarmos muito um ao outro, e então é nesse ponto de vista que eu sinto que me superei muito e que cresci a dar valor ao que tenho“.

Teresa Silva critica timing de Catarina Miranda

No painel do Última Hora, Teresa Silva foi uma das vozes mais críticas em relação à atitude de Catarina Miranda. A comentadora estranhou o facto de a ribatejana ter falado pela metade, sem explicar tudo.

Teresa começou por analisar: “Vindo da Catarina, que é uma pessoa que critica quem diz as coisas pela metade, não acredito que ela ponha um comunicado e não diga: ‘O que é que se está a passar?’ (…) Para mim, acho que ela é pão-pão, queijo-queijo“.

Depois, deixou a suspeita: “Parece-me que tem uma intenção por trás“.

A comentadora foi especialmente dura com o momento escolhido. Para Teresa, Catarina poderia ter esperado pela saída de Afonso, já que o programa se encontra numa fase avançada.

Teresa defendeu: “O programa está quase a acabar. Possivelmente, eu esperava, ou saía de cena assim por cima e depois cá fora tinha uma conversa“.

“É mesmo um querer prejudicar”

Teresa Silva acabou por acusar Catarina Miranda de poder estar a prejudicar Afonso Leitão no jogo. O facto de o concorrente estar nomeado torna, na sua visão, a situação ainda mais grave.

A comentadora afirmou: “Isto que ela está a fazer é mesmo, para mim é mesmo um querer prejudicar, é mesmo. ‘Acabou-se o apoio que eu dou ao Afonso’ e nisto causa aqui uma grande bomba de pessoas que gostam dela e que vão contra o Afonso“.

Desta forma, Teresa considera que a decisão pode ter influência direta nas votações desta semana.

Separação pode mexer com o futuro de Afonso no jogo

Afonso Leitão está nomeado no Secret Story – Desafio Final e ainda não sabe que a sua relação terminou. Cá fora, Catarina Miranda já se afastou publicamente, a família dele mantém o apoio e os comentadores dividem-se sobre o impacto da decisão.

Além disso, a história do casal deixa agora várias pontas soltas. Há uma casa decorada no Montijo, tatuagens recentes, um projeto em comum e uma base de fãs ligada aos “CaLe”.

Por enquanto, falta a peça principal: a reação de Afonso. E essa só chegará quando o concorrente souber que, fora da casa, a relação que julgava manter já foi dada como terminada.

Saiba mais AQUI, AQUI, AQUI, AQUI

Destaques

Marcos Bastinhas voltou às arenas como quem trazia fogo debaixo da casaca

Marcos Bastinhas voltou às arenas como quem trazia fogo...

Pormenores fotográficos da corrida de touros em Santarém no 6 de Junho

Pormenores fotográficos da corrida de touros em Santarém no...

Marcos Bastinhas emociona Santarém no regresso: “Dei a cara, lutei e dei tudo pelo público”

Marcos Bastinhas emociona Santarém no regresso: “Dei a cara,...

Regresso épico de Marcos Bastinhas completou o Universo Tauromáquico Português

Regresso épico de Marcos Bastinhas completou o Universo Tauromáquico...

Rui Fernandes marca a noite de Paio Pires em corrida com praça cheia

Rui Fernandes marca a noite de Paio Pires em...
Publicidade
Alojamento Web

Reportagens

Artigos relacionados