CP recebe primeiro de 22 novos comboios Stadler e dá passo decisivo na modernização ferroviária

CP recebe primeiro de 22 novos comboios Stadler e dá passo decisivo na modernização ferroviária, revelou em comunicado.

Primeira unidade já chegou a Portugal

Antes de mais, a CP – Comboios de Portugal anunciou a chegada ao país do primeiro de 22 novos comboios regionais encomendados à fabricante suíça Stadler. A entrega marca um momento-chave na renovação da frota ferroviária nacional.

Além disso, esta aquisição representa um investimento global de 158 milhões de euros e integra a estratégia de modernização do serviço regional.

Investimento inclui automotoras bimodo e elétricas

Entretanto, o contrato contempla 12 automotoras bimodo, com tração elétrica e diesel, e 10 automotoras elétricas destinadas ao serviço regional. Os novos comboios pertencem ao modelo FLIRT.

Por outro lado, estas unidades destacam-se pela eficiência energética e podem atingir uma velocidade máxima de 160 quilómetros por hora.

Capacidade, acessibilidade e conforto a bordo

Desde logo, a primeira composição chegada é uma automotora bimodo. O comboio tem capacidade para 369 passageiros, sendo 204 sentados e 165 de pé, em carga normal.

Além disso, inclui áreas dedicadas a pessoas com mobilidade reduzida e bicicletas. As composições estarão ainda equipadas com Wi-Fi e tomadas para carregamento de equipamentos eletrónicos.

Ensaios técnicos antecedem entrada ao serviço

De seguida, terão início os processos de ensaios técnicos e homologação, essenciais para garantir total segurança e compatibilidade com a infraestrutura ferroviária nacional.

Nesse contexto, a CP informa que a entrega das primeiras automotoras ao serviço comercial está prevista para o segundo semestre de 2026.

Estratégia reforça mobilidade sustentável

Por outro lado, com esta aquisição, a CP reforça a aposta na mobilidade sustentável. O objetivo passa por responder ao aumento da procura pelo transporte ferroviário.

Assim, a empresa contribui para a transição energética e para o reforço da coesão territorial em Portugal.

Presidente da CP destaca marco histórico

A propósito desta chegada, o presidente do Conselho de Administração da CP sublinhou a importância do momento para a empresa e para o país.

Nesse sentido, afirmou: “A chegada deste primeiro comboio Stadler é um marco histórico para a CP e para o país. Estas novas unidades vão permitir melhorar significativamente a qualidade do serviço regional, oferecendo mais conforto, fiabilidade e sustentabilidade aos nossos clientes”.

Novas unidades integram a série 2700

Por fim, a CP esclarece que as 22 automotoras, sendo 12 bimodo e 10 elétricas, vão integrar a série 2700. As unidades elétricas foram adquiridas ao abrigo do Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade (PACS).

Siga-nos no Google News
Tiago Santos
Tiago Santos
Colaborador na área da redação de artigos no site Infocul.pt. Gosto particular pelas áreas da televisão, social & lyfestile.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,799FãsCurtir
12,697SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
314InscritosInscrever