Família de Filipe Delgado fala sobre a sua orientação sexual: “Aceitei muito bem e ele sabe que tem o meu apoio”, revelou a mãe.
A participação de Filipe Delgado na 1ª Companhia trouxe visibilidade a um percurso pessoal que, até agora, era vivido sobretudo em privado. Em declarações à TV 7 Dias, os pais do concorrente falaram abertamente sobre o momento em que o filho assumiu ser gay e sobre a forma serena como o tema foi vivido em família.
A conversa começou em casa
Apesar de Filipe Delgado ter tido relações com mulheres no passado, foi mais tarde que percebeu que se sentia atraído por homens, assumindo-se hoje como “100% gay”. A conversa inicial não aconteceu diretamente com os pais, mas através da irmã.
A mãe, Teresa Delgado, explicou como tudo se desenrolou.
“O meu filho foi sempre um rapaz muito aberto, mas ele primeiro conversou com a irmã e depois a irmã conversou comigo”, contou.
Segundo Teresa, o tema não foi totalmente inesperado.
“Nós mães sentimos sempre alguma coisa e eu já sentia alguma coisa nele, mas, até aí, nunca conversámos sobre isso”, admitiu.
Apoio imediato da mãe
Depois da conversa direta entre mãe e filho, Teresa reconhece que precisou de algum tempo para refletir, mas garante que a aceitação foi natural.
“Claro que estive algumas horas a pensar, a nossa cabeça pensa muito, não é, como mãe, mas aceitei muito bem e ele sabe que tem o meu apoio, sempre teve o meu apoio”, afirmou.
A mãe fez ainda questão de sublinhar o caráter do filho.
“O João é um rapaz excelente”, acrescentou.
A relação com o pai foi diferente
Sobre a reação do pai, Teresa explicou que o processo foi mais silencioso. Segundo revelou, Filipe nunca teve uma conversa direta com ele sobre o assunto.
“Ele, até hoje, nunca conversou com o pai sobre essa situação”, contou.
A decisão partiu do próprio.
“Mãe, eu não vou conversar com o pai. O pai, a seu tempo vai-se aperceber”, recordou Teresa, citando as palavras do filho.
Aceitação sem confronto
Com o tempo, o companheiro de Filipe começou a frequentar a casa da família, inicialmente apresentado como amigo. Aos poucos, a situação tornou-se clara, sem necessidade de explicações formais.
O pai do concorrente acabou por confirmar essa naturalidade.
“A homossexualidade foi um não assunto. As coisas fluíram todas muito bem”, afirmou.
Apesar de nunca ter existido uma conversa direta, garantiu que a aceitação foi plena.
“Ele aceita à maneira dele e é um Ser Humano incrível”, disse, acrescentando: “Somos muito amigos”.
