João Ricardo acusa concorrentes da “1.ª Companhia” de preconceito e elitismo moral

João Ricardo acusa concorrentes da “1.ª Companhia” de preconceito e elitismo moral, através das redes sociais.

A gala da 1.ª Companhia continua a gerar forte controvérsia. Desta vez, João Ricardo recorreu às redes sociais para expressar o seu desagrado.

Desde logo, o finalista do Secret Story criticou atitudes que considera preconceituosas. Em causa está a forma como alguns concorrentes, maioritariamente figuras públicas, se posicionaram face a participantes vindos de outros formatos.

Críticas à superioridade moral dentro do formato

Em primeiro lugar, João Ricardo apontou incoerência a quem aceitou entrar num reality show, mas insiste em colocar-se num patamar moral superior.

No texto partilhado no Instagram, desmontou aquilo que considera uma falsa narrativa de elite.

“Entraram num reality show, com câmaras 24 horas, microfones, edição, narrativa e contrato assinado. E mesmo assim acharam que podiam apontar o dedo a alguém por vir de Secret Story ou Big Brother, como se isso fosse um defeito de caráter”.

Assim, o ex-concorrente deixou claro que a exposição mediática é comum a todos.

Diferenças entre Bucelas e Malveira são rejeitadas

De seguida, João Ricardo reagiu aos comentários feitos durante a gala. Algumas falas tentaram diferenciar o rigor militar de Bucelas das dinâmicas associadas à Venda do Pinheiro.

Para o jovem, essa distinção não faz sentido e serve apenas para alimentar egos.

“Usar frases como ‘aqui não é a Malveira, aqui é Bucelas’ não vos faz [superiores], vocês estão exatamente no mesmo sítio que dizem desprezar. Televisão. Reality show. O cenário muda. O ego é o mesmo. Quem ataca o percurso dos outros não está a afirmar identidade nenhuma”.

Reflexão final sobre hierarquias artificiais

Por fim, João Ricardo deixou uma reflexão mais ampla sobre o universo dos reality shows. Na sua perspetiva, não existem formatos moralmente superiores.

“Não existem realities nobres e realities [menores]. Existem pessoas que aguentam a exposição e pessoas que precisam de criar hierarquias imaginárias para dormir melhor à noite”.

Desta forma, o debate em torno da “1.ª Companhia” ganha novo fôlego, com críticas cada vez mais diretas ao discurso de diferenciação entre formatos televisivos.

Destaques

Stands do Rock in Rio Lisboa mostram o festival que acontece entre concertos

Stands do Rock in Rio Lisboa mostram o festival...

Samuel Úria levou a palavra ao Digital Stage do Rock in Rio Lisboa

Samuel Úria levou a palavra ao Digital Stage do...

Cypress Hill param concerto no Rock in Rio Lisboa após fã sentir-se mal no público

Cypress Hill param concerto no Rock in Rio Lisboa...

The Pretty Reckless estreiam-se em Portugal com rock puro no Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa

The Pretty Reckless estreiam-se em Portugal com rock puro...
Publicidade

Reportagens

Artigos relacionados