Domingo, Agosto 1, 2021

Las Ventas: Corrida da Cultura promovida com obra prima

Las Ventas: Corrida da Cultura promovida com obra prima

José Tomás Pérez Indiano é o autor da ilustração do cartel que promoverá a Corrida da Cultura, a 4 de Julho, na Praça de Touros de Las Ventas, em Madrid.

Em praça estarão os matadores de touros Antonio Ferrera e Emilio de Justo, frente a touros da ganadaria Victoriano del Rio.

A composição da obra assenta num círculo central, uma verónica móvel na qual está representada a Praça de Touros de Las Ventas, com as suas plantas originais numa metade do hemisfério e o estado actual na outra. E emergindo por cima de tudo isso, a figura de Dalí.

O trabalho é feito com grafite, aquarela, acrílico, café e água sanitária.

Dalí enfoca a mensagem principal, como expressão de uma loucura muito sensata, uma expressão artística do mais alto nível como a tauromaquia: a maior expressão da arte e da loucura”, explica o autor. Ao lado da figura de Salvador Dalí, também está presente outro dos grandes expoentes artísticos e amante da arte tauromáquica: Federico García Lorca. “Incluindo a mensagem de Lorquito, como Salvador chamava de Federico, queria dar um aceno a essa relação que Dalí e Lorca tinham, dois génios que beberam um da fonte do outro e retroalimentando”, destaca.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
102InscritosInscrever