Segunda-feira, Março 8, 2021

Palmela: Apreensão de veículo por manipulação do tacógrafo, em Operação STOP

O Comando Territorial de Setúbal, através do Destacamento de Trânsito (DT) de Setúbal, hoje, dia 13 de janeiro, intercetou um veículo pesado de mercadorias a circular na via pública utilizando um sistema para manipulação e viciação do tacógrafo, no concelho de Palmela.

No decurso da fiscalização, na Estrada da Vila Amélia, perto da localidade de Cabanas, os militares da Guarda apuraram que o veículo circulava com um dispositivo colocado no gerador de impulsos do aparelho de controlo que permitia adulterar os dados a que se destina a registar, originando desta forma uma notação técnica falsa.

O condutor do veículo, um homem de 53 anos, foi detido e constituído arguido por crime de falsificação de notação técnica. O veículo pesado de mercadorias foi apreendido, assim como o dispositivo utilizado, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Setúbal.

O tacógrafo é um aparelho de controlo destinado a ser instalado a bordo dos veículos rodoviários para indicação, registo e memorização automática ou semiautomática de dados sobre a marcha desses veículos, assim como sobre tempos de condução e de repouso dos condutores. O tacógrafo pode ser analógico ou digital, equipando, em regra, os veículos pesados de mercadorias e de passageiros em circulação, não só em território nacional, mas também em todo o território regulado por acordos multilaterais do Espaço Económico Europeu.

A Guarda Nacional Republicana relembra que, para além da gravidade criminal e contraordenacional destes ilícitos, a manipulação e viciação dos tacógrafos constitui uma prática de risco no ambiente rodoviário, introduzindo um elemento em violação das regras de segurança estabelecidas a nível europeu no que se refere aos limites de tempo de condução e períodos mínimos de repouso estabelecidos para os condutores e cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos para os veículos.

Avatar
Redacçãohttp://www.infocul.pt
Redacção oficial do site infocul.pt

Artigos Relacionados

Cristina Ferreira após estreia de All Together Now: “O segundo programa ainda é melhor”

'All Together Now' era, e é, uma das grandes apostas da TVI para 2021 e após o primeiro programa, emitido este domingo, Cristina Ferreira...

Al Mouraria ‘com Vida’: “É um disco diferente dos outros” (C/Vídeo)

O grupo Al Mouraria acaba de lançar o mais recente trabalho discográfico, intitulado ‘com Vida’. Valentim Filipe, fundador do grupo, concedeu uma entrevista ao Infocul...

Já são conhecidos os nomeados desta semana no Big Brother-Duplo Impacto

Estão definidos os 4 nomeados desta semana, no Big Brother-Duplo Impacto. Na emissáo especial deste domingo, ficou definido que Sónia Jesus, Noélia, Gonçalo Quinaz e...

Siga-nos nas redes sociais

23,964FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
73InscritosInscrever