Terça-feira, Agosto 3, 2021

Santuário de Fátima: Tempo de Natal e Ano Novo vivido de forma especial, no estrito cumprimento das normas sanitárias em vigor

O Santuário de Fátima vai assegurar as celebrações de Natal e Ano Novo, respeitando todas as regras de segurança previstas, nomeadamente a necessidade de preservar o distanciamento físico entre peregrinos e o uso obrigatório da máscara em todos os espaços do Santuário.

No dia 24 de dezembro, tem lugar a missa do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo na Basílica da Santíssima Trindade, às 23h00. A 25 de dezembro, Solenidade do Natal do Senhor, missa pelas 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade. Estas celebrações podem ser acompanhadas em direto nos canais digitais do Santuário de Fátima, inclusive no Meo Kanal 707070. A osculação do Menino, este ano será substituído por um gesto com uma vénia devido à situação de pandemia por Covid-19.

Em todas as missas das três solenidades (Natal, Santa Maria Mãe de Deus e Epifania) e na festa da Sagrada Família faz-se a recolha de ofertas durante a veneração do Menino Jesus que neste ano será destinado à Diocese de Pemba em Moçambique, para os deslocados de Cabo Delgado, uma zona norte de Moçambique, onde existe uma grave crise humanitária devido aos ataques perpetrados por milícias fundamentalistas islâmicas, e na qual resultaram mais de 2000 mortes e 560.000 pessoas deslocadas.

No dia 27 de dezembro, missa da solenidade da Sagrada Família, missa pelas 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade. Neste dia far-se-á uma oração por todas as famílias.

A 31 de dezembro, haverá missa de Ação de Graças pelo ano findo na Basílica da Santíssima Trindade pelas 22h30, seguindo-se a oração do terço na Capelinha das Aparições. Pelas 00h00, haverá um gesto pela paz e o toque do carrilhão. Os peregrinos serão convidados a fazer a consagração deste novo ano que inicia.

Dia 1 de janeiro de 2021, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, missa pelas 11h00 na Basílica da Santíssima Trindade. Depois da missa das 15h00 neste mesmo lugar, faz-se a procissão com o Santíssimo Sacramento para o Altar do Recinto de Oração, com a intenção de orar pela paz no mundo.

A época natalícia no Santuário começa este domingo, dia 13 de dezembro, Terceiro Domingo do Advento, e dia de peregrinação mensal, com a bênção das imagens do Menino Jesus, na missa dominical das 11h00. Nesta ocasião são também benzidas as quatro imagens do Menino Jesus que serão usadas para a veneração no tempo do Natal.

A 20 de dezembro, Quarto Domingo do advento, na missa às 11:00, faz-se a bênção das crianças.

O Santuário adotou um conjunto de regras de segurança que passam pelo uso obrigatório de máscara nos espaços fechados e durante as celebrações na Basílica da Santíssima Trindade e na Capelinha das Aparições; o uso de solução desinfetante disponível à entrada dos diferentes espaços; a sinalização dos percursos dentro dos espaços celebrativos com zonas de entrada e de saída distintas e devidamente assinaladas; equipas de acolhedores e painéis informativos sobre os procedimentos a adotar.

A agenda completa está disponível no site oficial em www.fatima.pt.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
102InscritosInscrever