SIC vence agosto por três décimas e TVI mantém pressão nas audiências, segundo os resultados revelados.
A estação de Paço de Arcos conservou a liderança mensal e anual, mas a rival de Queluz de Baixo ficou a curta distância e voltou a dominar as manhãs.
A SIC terminou agosto de 2026 como o canal mais visto em Portugal, mas a disputa com a TVI ficou reduzida a apenas três décimas. De acordo com os dados da CAEM/MediaMonitor, a estação de Paço de Arcos registou 12,7% de share, enquanto o canal de Queluz de Baixo alcançou 12,4%.
A RTP1 fechou o mês na terceira posição, com 10,7%, seguindo-se a RTP2, com 0,9%. No acumulado dos primeiros oito meses do ano, a SIC também conserva a liderança, com 13,9%, à frente da TVI, que soma 13,6%, e da RTP1, com 11%.
Apesar de ter assegurado a vitória mensal, a SIC perdeu 1,6 pontos percentuais em relação a julho, quando tinha registado 14,3%. A TVI manteve os mesmos 12,4% do mês anterior e aproveitou a descida da principal concorrente para se aproximar do primeiro lugar.
SIC segura horário nobre e informação
A estação do grupo Impresa liderou o horário nobre em agosto, com 15,5% de share, e venceu durante 20 dias do mês. Diariamente, cerca de 3,4 milhões de telespetadores contactaram com o canal generalista, aumentando para 4,5 milhões quando considerado todo o universo SIC.
Na ficção, Vitória e Páginas da Vida foram as novelas mais vistas, enquanto o Jornal da Noite e o Primeiro Jornal garantiram a liderança nos respetivos horários. O Alta Definição destacou-se no entretenimento, embora o programa mais visto de todo o mês tenha sido o encontro entre Benfica e Hearts, referente à pré-eliminatória da Liga Europa.
O conjunto de canais SIC encerrou agosto com 17,1% de share, contra 16,6% do universo TVI e 13,2% dos canais RTP. Só os canais temáticos da estação de Paço de Arcos somaram 4,4%.
A SIC Notícias terminou o mês com 2,3%, mais três décimas do que em agosto de 2025. O Jornal do Dia dedicado ao eclipse solar, transmitido a 12 de agosto, foi o programa mais visto entre os canais informativos durante o mês.
TVI vence nas manhãs pelo 33.º mês consecutivo
Embora não tenha conseguido chegar ao primeiro lugar no total do dia, a TVI reuniu várias vitórias importantes ao longo de agosto. O Dois às 10 liderou as manhãs pelo 33.º mês consecutivo, com uma média diária de 309 mil telespetadores.
A Sentença também se destacou no início das tardes, ao reunir aproximadamente 444 mil pessoas. Ao fim de semana, Momento Certo foi visto por uma média de 350 mil telespetadores aos sábados, enquanto Funtástico liderou as tardes de domingo com 433 mil.
As galas do Big Brother Verão geraram mais de 902 mil contactos por emissão aos domingos. Fora do canal generalista, o V+TVI alcançou o melhor resultado desde o lançamento e ultrapassou, pela primeira vez, a barreira de 1% de share.
Jornal da Noite foi o programa mais visto no fecho de agosto
A SIC também venceu o último dia do mês, 31 de agosto, com 13,1% de share, contra 12,8% da TVI e 9,4% da RTP1.
O Jornal da Noite liderou a tabela diária ao reunir 730,2 mil telespetadores, correspondentes a 7,4% de rating e 15,2% de share. O noticiário alcançou ainda o minuto mais visto do dia às 20h11, com 8,5% de rating.
O Preço Certo ocupou a segunda posição, com 697,7 mil telespetadores, 7% de rating e 18,1% de share. O especial do Big Brother Verão surgiu no terceiro lugar, com uma média de 676,2 mil pessoas, seguindo-se a novela Vitória, vista por 637,7 mil.
Entre os noticiários das 20h00, o Jornal Nacional ficou atrás da SIC, com 607,1 mil telespetadores, 6,1% de rating e 12,7% de share. O Telejornal reuniu 571,8 mil pessoas e registou 5,8% de rating e 12,1% de share.
Dois às 10 voltou a bater a concorrência
Nas manhãs de 31 de agosto, o Dois às 10 confirmou a liderança com uma média de 335,8 mil telespetadores, 3,4% de rating e 17,2% de share.
O Casa Feliz ficou na segunda posição, com cerca de 268 mil pessoas, enquanto o Praça da Alegria foi acompanhado por 175,5 mil. Antes do arranque dos formatos de entretenimento, o Bom Dia Portugal havia liderado o período informativo da manhã, à frente do Diário da Manhã e da Edição da Manhã.
Já ao final da tarde, a TVI encontrou maiores dificuldades. O diário do Big Brother Verão registou 407,9 mil telespetadores e 11,8% de share, ficando atrás da ficção da SIC e de O Preço Certo. O concurso apresentado por Fernando Mendes voltou a ser a principal força do horário, ao aproximar-se dos 700 mil telespetadores.
