Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de detenção para Vladimir Putin

Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de detenção para Vladimir Putin, segundo foi anunciado.

Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de detenção para Vladimir Putin

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de detenção para Vladimir Putin e também para Maria Alekseyevna Lvova-Belova, a Comissária pelos Direitos das Crianças do Gabinete do Presidente da Federação Russa.

Através de comunicado, o tribunal refere que ambos são “alegadamente responsáveis pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa“.

Os crimes terão sido cometidos em território ucraniano ocupado pelo menos desde 24 de fevereiro de 2022“.

24 de Fevereiro foi a data do início da invasão russa na Ucrânia.

As decisões do TPI não têm qualquer significado para o nosso país, incluindo do ponto de vista legal. A Rússia não faz parte do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional e não tem quaisquer obrigações perante ele“, reagiu Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

30,636FãsCurtir
12,938SeguidoresSeguir
358SeguidoresSeguir
226InscritosInscrever