Big Brother Verão: Diário cai para pior share de sempre após mudança provocada pelo eclipse, no dia de ontem.
O Diário do Big Brother Verão sofreu esta quarta-feira, 12 de agosto, o resultado mais baixo da temporada em quota de mercado. A emissão ficou-se pelos 8,4% de share, o pior registo entre os 33 programas já exibidos, num dia em que a grelha da TVI sofreu alterações por causa da cobertura especial do eclipse solar.
O formato alcançou 3,0% de rating, correspondentes a uma média de 295,1 mil espectadores, e terminou apenas na terceira posição no confronto direto com SIC e RTP1.
O resultado ficou abaixo dos anteriores mínimos de share do Diário, que eram de 8,6% e 8,8%, ambos registados no final de julho.
Emissão durou apenas 33 minutos
A quebra aconteceu num dia atípico para o reality show.
Devido à emissão especial de informação dedicada ao eclipse, a TVI encurtou significativamente o espaço habitualmente reservado ao Diário. O programa começou às 18h24 e teve apenas cerca de 33 minutos de duração, terminando antes das 19h00.
A alteração retirou ao formato grande parte do período em que habitualmente acompanha os acontecimentos da casa e antecede a principal faixa de acesso ao horário nobre.
Ao longo da transmissão, o momento de menor audiência surgiu às 18h59, quando o programa desceu aos 2,6% de rating.
Já o melhor resultado aconteceu nos instantes finais, com 4,7% de rating, equivalentes a aproximadamente 467 mil espectadores, e 13,0% de share.
SIC liderou e RTP1 deixou TVI em terceiro
Na faixa das 18h30, a liderança pertenceu à SIC.
A Força do Querer registou uma média de 3,9% de rating e 12,5% de share, com 388,8 mil espectadores.
A RTP1 ficou na segunda posição com Portugal em Rede, que alcançou 3,3% de rating e 10,6% de share, sendo acompanhado por uma média de 331,4 mil espectadores.
O Diário do Big Brother Verão, com os seus 3,0% de rating e 8,4% de share, acabou assim atrás das duas concorrentes generalistas.
Programa escapou ao confronto das 19h00
A emissão mais curta fez também com que o reality show terminasse antes de enfrentar algumas das principais propostas televisivas das 19h00.
Nessa faixa, O Preço Certo voltou a liderar na RTP1, com 5,1% de rating e 12,4% de share, reunindo 508 mil espectadores.
Na SIC, o especial de Força de Mulher ficou na segunda posição, com 3,7% de rating e 9,2% de share, correspondentes a 371 mil espectadores.
Início da semana tinha sido mais estável
O mínimo desta quarta-feira surge depois de dois dias em que o Diário tinha apresentado resultados mais sólidos.
Na segunda-feira, 10 de agosto, uma emissão com cerca de uma hora e 18 minutos registou 3,9% de rating e 11,3% de share.
Na terça-feira, o programa alcançou 3,3% de rating e 9,8% de share, durante aproximadamente uma hora e cinco minutos de transmissão.
A redução para pouco mais de meia hora coincidiu, assim, com o pior share da temporada, num dia em que o eclipse obrigou a TVI a reorganizar o final da tarde e alterou de forma significativa o habitual percurso do Big Brother Verão na grelha.
