
Entre os dias 12 e 30 de abril será realizada em Pamplona uma exposição fotográfica que, com o título “Touros em Navarra”, pretende recolher, através da ótica de sete autores da Comunidade, a vivência e o sentimento do touro em terras de Navarra e dos seus profissionais , alguns deles como o caso de Pablo Hermoso de Mendoza, em praças por todo o mundo tauromáquico, mas sempre com a marca de sua terra onde atuam.
Os autores escolhidos para esta exposição foram Juan Andrés Hermoso de Mendoza, Javier Bergasa, Miguel Lacunza, Manuel Sagües, Patxi Barragán, Alberto Areizalde e Carlos Calleja, entre os quais se distribuem mais de sessenta instantâneos que podem ser apreciados no Novo Casino Principal de Pamplona, localizada na central Plaza del Castillo.
Os interessados em visitar a exposição encontrarão instantâneos espetaculares de vários encierros da comunidade, fotos de campo, das touradas de San Fermín e outras praças da comunidade e os toureiros locais, com especial destaque para a figura do mundo rejoneio, Pablo Hermoso de Mendoza.
As portas do Casino estarão abertas das 11h00 às 13h30 e à tarde das 16h00 às 21h00 e entre os participantes que desejarem participar num questionário sobre as fotografias e responder a cinco questões relacionadas, haverá um sorteio pelos brindes dos patrocinadores Restaurante “La Caja” e Vino DO Navarre.
O peso da exposição está a cargo do jornalista local Manuel Sagües, que com isso tem tentado manter viva a chama do touro em Navarra numa data em que a pandemia está a encerrar praticamente toda a actividade tauromáquica da praça e tem a inestimável colaboração do Ateneo Navarro.
