Caixa Alfama: ‘Em Casa d’Amália’ com lotação repleta e um caso (ímpar) de sucesso, no segundo dia do certame.
O Festival Caixa Alfama teve, este sábado – 28 de Setembro, o segundo e último dia da sua 12ª edição, em Lisboa.
Nesse sentido, o palco principal, Palco Caixa, abriu com o programa ‘Em Casa d’Amália’ (que tem sido um sucesso de audiências na RTP1 e vai na 7ª edição televisiva) tendo por convidados principais os artistas Carminho e António Zambujo.
Ao apresentador José Gonçalez, juntaram-se ainda os músicos André Dias, Flávio César Cardoso e Tiago Maia.
Numa tertúlia musical e na qual se abordou alguns dos nomes maiores do Fado, como Fernando Maurício, Carlos do Carmo, Amália Rodrigues, entre outros, Carminho e António Zambujo foram cantando vários temas.
E fizeram-no, ora a solo ora em dueto.
Seguidamente, tempo houve para que José Gonçalez fosse para junto da plateia (completamente cheia) e desse oportunidade a que algumas pessoas do público também cantassem (não sendo aqui necessária avaliar a qualidade da interpretação, mas sim valorizar o gosto e/ou paixão que dos mais novos aos mais velhos existe pela dita canção nacional).
O programa foi dinâmico, bem conduzido (dentro do estilo que José Gonçalez criou para este formato) e o público saiu profundamente feliz para um noite que se prolongou com outros artistas, também em outros palcos, pelo bairro de Alfama, que foi nestes dois dias a maior casa de fados do mundo.
Artisticamente, o festival está vivo, continua a captar público e critique-se, ou não, a forma como o cartaz, ano após ano, é construído, há (sendo intelectualmente honesto) que reconhecer que o evento tem tido resultados.
Quando assim é, mérito a quem o produz e programa. Neste caso, a Música no Coração (com Luís Montez à cabeça) e José Gonçalez.
Ainda assim, importa também destacar a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que sentou-se no meio do público.
Por fim, reforçar que no Caixa Alfama: ‘Em Casa d’Amália’ contou com lotação repleta e um caso (ímpar) de sucesso.
O programa continuará a constar na grelha da RTP1, dando assim a oportunidade a vários músicos.
Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Nuno Almeida