Sábado, Novembro 27, 2021

Canja à Vila-franquense já é marca registada de Vila Franca de Xira

A Canja à Vila-franquense é formalmente marca registada de Vila Franca de Xira. Esta receita tradicional, adaptada pelo Chef José Maria Lino, passa agora a ser mais um símbolo oficial da Gastronomia do Município de Vila Franca de Xira, sendo presença regular nos eventos de promoção turística da Autarquia.

Através desta iguaria, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira volta a distinguir as ancestrais raízes históricas do Município nos campos da Lezíria e a sua identidade cultural associada à vida campestre. Esta reconfortante e nutritiva canja provém dos antigos costumes dos agricultores, bem como dos campinos, que recorriam a ingredientes locais e monetariamente mais acessíveis, para compor a sua refeição. Daí nasce a Canja à Vila-franquense, uma canja de frango enriquecida com carne de porco (chispe e chouriço) e à qual se acrescentava ainda um corte de vaca (alcatra).

Este prato passa a integrar a oferta gastronómica do Concelho de Vila Franca de Xira ao longo de todo o ano, em colaboração com os restaurantes do Município. Marcará também presença nas Campanhas de Gastronomia promovidas pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em março e novembro, com particular destaque para a campanha de novembro, “Sabores do Campo à Mesa”. A intenção da Câmara Municipal é diversificar os pratos apresentados nestas Campanhas, agora através da Canja à Vila-franquense, mas também no futuro com outras sugestões como as receitas de coelho, sempre evocando as ligações fortes do território à gastronomia regional.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
118InscritosInscrever