Quinta-feira, Setembro 16, 2021

Depressões Christoph e Gaetan trazem mau tempo (chuva e trovoada) a Portugal

Esta 2.ª feira, 18 de janeiro de 2021, foram nomeadas duas depressões no Atlântico Norte que irão influenciar o estado do tempo nas Ilhas Britânicas e na Península Ibérica.

A depressão Christoph foi nomeada pelo serviço meteorológico do Reino Unido na manhã de 2.ª feira, 18 de janeiro. Às 12UTC desta 3.ª feira, 19 de janeiro, o centro da depressão centrava-se a oeste da Irlanda (em 51°N 19°W), devendo as Ilhas Britânicas ser afetadas até 4.ª feira, 20 de janeiro, com valores elevados de precipitação.

A depressão Gaetan foi nomeada pelo IPMA no final de 2.ª feira, 18 de janeiro, tendo-se formado a sul da depressão Christoph e a norte do Arquipélago dos Açores.

Às 12 UTC desta 3.ª feira, 19 de janeiro, o centro da depressão centrava-se a nordeste do referido arquipélago (em 45°N 22°W).

O sistema frontal associado à depressão Gaetan irá afetar o território do Continente a partir do final desta 3.ª feira e durante todo o dia de 4.ª feira, originando a emissão de avisos meteorológicos para vento, precipitação, neve e agitação marítima.

Com a aproximação da depressão Gaetan ao Golfo da Biscaia, prevê-se que as duas depressões se possam fundir nas primeiras horas do dia 20, 4.ª feira, dando origem a uma única região depressionária.

Os efeitos da depressão Gaetan far-se-ão sentir já no final do dia 19 através de precipitação, que por vezes será forte no dia 20 podendo ser acompanhada de trovoada, por vento forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial das regiões Norte e Centro, e pelo consequente aumento de agitação marítima na costa ocidental, com ondas de 4 a 5 metros.

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,900FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
109InscritosInscrever
Corrida de Sobral de Monte Agraço 2021