Espanha ameaça falhar Eurovisão 2026 se Israel não for expulso

Espanha ameaça falhar Eurovisão 2026 se Israel não for expulso, na edição que se realizará na Áustria, em 2026.

Ministro da Cultura deixa aviso

Espanha, um dos países do chamado Big Five que tem entrada direta na final da Eurovisão, poderá não participar no próximo ano. Em declarações à RTVE, o ministro da Cultura, Ernest Urtasun, foi claro: “Não creio que possamos normalizar a participação de Israel nos fóruns internacionais como se nada estivesse a acontecer.”

Decisão cabe à televisão pública

Apesar de reconhecer que a decisão final pertence à TVE, Urtasun admitiu que será necessário agir. “É uma decisão da RTVE, mas o que posso dizer é que se Israel participar e não o conseguirmos expulsar, então medidas como a que referiu [retirada] terão de ser tomadas.”

Eurovisão como representação nacional

Para o governante, a Eurovisão não é apenas uma competição artística. “Eventos como a Eurovisão são uma certa representação do país e não é apenas um artista individual que participa no concurso.”

Pressão internacional aumenta

Recorde-se que em maio, o primeiro-ministro Pedro Sánchez já tinha defendido a exclusão de Israel da Eurovisão e de outras competições internacionais, à semelhança do que aconteceu com a Rússia em 2022.

Além disso, na semana passada, a Eslovénia anunciou que não estará presente no Festival Eurovisão da Canção se Israel se mantiver entre os concorrentes.

Siga-nos no Google News

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,799FãsCurtir
12,697SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
306InscritosInscrever