Marcos Bastinhas vence Prémio Infocul- Tauromaquia 2021

1063
Marcos Bastinhas vence Prémio Infocul- Tauromaquia 2021

Marcos Bastinhas vence Prémio Infocul- Tauromaquia 2021!

Texto: Rui Lavrador
Fotografia e Vídeo: Rute Nunes e Carlos Pedroso

O cavaleiro Marcos Bastinhas foi o vencedor do Prémio Infocul- Tauromaquia 2021, a par com a Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, numa decisão da exclusiva responsabilidade do director do site Infocul.pt

Marcos Bastinhas teve em 2021 a sua temporada mais sólida, com uma quadra de cavalos muito interessante e com triunfos de grande importância, sendo disso exemplos a primeira corrida no Campo Pequeno, a corrida em Salvaterra de Magos ou o mano-a-mano com João Moura Jr. em Elvas“, destaca Rui Lavrador.

Mais maduro, mantendo a extraordinária ligação ao conclave e um carisma como poucos, Marcos é dos mais destacados cavaleiros da actualidade e honra assim a memória e trajecto ímpar do mais popular cavaleiro dos últimos tempos: Joaquim Bastinhas“, acrescenta, o director do site Infocul.pt.

O cavaleiro elvense recebeu a equipa do Infocul.pt, para receber o prémio (algo com que foi surpreendido, tendo o site contado com a colaboração do seu apoderado, Luís Pires dos Santos) e para uma entrevista na qual abordou a sua temporada, a evolução do seu toureio e também aspectos da vida pessoal.

Um momento feliz, com o recente nascimento de Joaquim, que se junta assim a Alice a Clara, fruto da sua relação com a comunicadora Dália Madruga. Há ainda João, com 14 anos, fruto do anterior relacionamento de Dália.

O cavaleiro continua ainda com a voz embargada ao falar do seu ídolo, o pai, Joaquim Bastinhas. Em muitas das respostas, na entrevista que poderá ver no vídeo abaixo, continua a usar o ‘nós’ ao invés do ‘eu’.

Por outro lado, os seu olhos enchem-se de alegria quando se fala dos filhos, desde João e a Joaquim, e da ligação destes ao campo e aos animais.

Marcos explicou ainda como foi o processo na primeira temporada após a morte do seu pai, na qual trajou-se sempre de negro, tendo apenas a muito custo e com grande força emocional conseguido voltar a usar casacas com outras cores.

Falou ainda dos valores e exemplo que representam para si a imagem do seu avô, o Comendador Rui Nabeiro, e como luta para honrar esse legado.

Uma entrevista a que poderá assistir, na íntegra, no link abaixo:

Prémios Infocul- Tauromaquia 2021

Decisão da direcção do site

Prémio Infocul- Tauromaquia 2021– Marcos Bastinhas
Prémio Infocul- Tauromaquia 2021– Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide (a entregar oportunamente)

Votação da Equipa de tauromaquia, do site Infocul.pt:

Melhor Cavaleiro de Alternativa: Luís Rouxinol Jr.
Melhor Cavaleiro Praticante: Diogo Oliveira
Melhor Matador de Touros: Juanito
Melhor Novilheiro: Duarte Silva (a entregar oportunamente)
Melhor Grupo de Forcados: Forcados Amadores Académicos de Coimbra
Melhor Bandarilheiro: João Ferreira
Melhor Empresa: Tauroleve
Melhor Apoderado: Rui Bento Vasques
Melhor Imprensa: Novo Burladero
Prémio Carreira: Vítor Mendes (a entregar oportunamente).

Nota: Na primeira edição dos Prémios Infocul- Tauromaquia, não existiu a categoria de Melhor Ganadaria devido aos últimos dois anos terem sido muito difíceis para todos os ganadeiros, pelo limitado número de corridas e aos muitos touros que tiveram de ser abatidos. Assim, decidiu a direcção do site premiar a Associação que representa o sector, prestando louvor a todos os ganadeiros.