Prémio Infocul- Tauromaquia 2021: Rui Bento Vasques vence Melhor Apoderado

808
Prémio Infocul- Tauromaquia 2021: Rui Bento Vasques vence Melhor Apoderado

Prémio Infocul- Tauromaquia 2021: Rui Bento Vasques vence Melhor Apoderado, após a votação da equipa de tauromaquia do site.

Texto: Rui Lavrador
Fotografia e vídeo: Rute Nunes & Carlos Pedroso

Na categoria de Melhor Apoderado os nomeados foram: Rui Bento Vasques, Rafael Vilhais, Luís Pires dos Santos, Ricardo Levesinho e José Ferreira Paulo.

A votação foi realizada por toda a equipa de Tauromaquia, do Infocul, tendo-se obtido os seguintes resultados: Rui Bento Vasques venceu com 6 votos, seguido de Luís Pires dos Santos e José Ferreira Paulo, com 1 voto cada, num total de 8 votantes.

O Troféu foi entregue pelo director do site Infocul.pt, Rui Lavrador, a Rui Bento Vasques, no seu ‘refúgio’, onde guarda todos os prémios, imagens e objectos do seu percurso, como matador de touros, empresário e apoderado.

Na entrevista concedida, 30 minutos antes do término do apoderado do cavaleiro João Moura Jr. (numa decisão do cavaleiro), Rui Bento Vasques abordou a sua saída do cargo de director de actividades tauromáquicas do Campo Pequeno, recordou os ataques de que foi alvo e falou sobre as praças que irá gerir em 2022.

Recusa participar em concursos e apenas aceitará gerir praças que lhe sejam propostas directamente.

Quanto a apoderamentos, deixou tudo em aberto (quase que adivinhando o fim do apoderamento com João Moura Jr.) e poderão existir novidades.

Numa entrevista pausada, analisando todos os métiers em redor da tauromaquia, Rui Bento Vasques falou ainda sobre o seu lado mais pessoal.

Pela primeira vez, publicamente, Rui Bento Vasques abordou a luta contra o cancro que travou há cerca de um ano e que inclusivamente obrigou a internamento hospitalar. Optou por nunca revelar o que estava a passar, salvo a poucas pessoas que lhe são mais próximas, mas agora decidiu explicar o susto que a vida lhe pregou e as dificuldades que esse tempo lhe trouxe.

Em 2022 quer fazer uma temporada forte na Nazaré, prevendo-se a realização de 6 espectáculos (caso as condições sanitárias assim o permitam) e a Arena de Almeirim poderá receber entre 2 a 3 corridas (Domingo de Ramos, 1 de Maio se for possível e a das Vindimas).

Rui Bento Vasques que falou ainda do seu filho e da ajuda que este lhe dá na tauromaquia, quer na parte de apoderamentos quer na parte empresarial relativamente às duas praças (Nazaré e Almeirim).

Como empresário, falou ainda sobre os dois últimos anos da APET (Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos) e o que considera que deve melhorar.

Prémio Infocul- Tauromaquia 2021: Rui Bento Vasques vence Melhor Apoderado, juntando-se assim aos Forcados Amadores Académicos de Coimbra (Melhor Grupo), Luís Rouxinol Jr. (Melhor Cavaleiro), Diogo Oliveira (Melhor Cavaleiro Praticante), Juanito (Melhor Matador), Tauroleve (Melhor Empresa), João Ferreira (Melhor Bandarilheiro) e Novo Burladero (Melhor Imprensa) nos Prémios Infocul- Tauromaquia 2021. Faltam ainda conhecer os vencedores nas categorias de Melhor Novilheiro e Prémio Carreira, atribuídos através dos votos da equipa de tauromaquia. Será ainda entregue o Prémio Infocul- Tauromaquia 2021, mas esse da exclusiva responsabilidade do director do site, Rui Lavrador.

Uma entrevista que poderá ver na íntegra no link abaixo: