Sporting – Gil Vicente: Leões venceram por 3-1 e cantam de galo na liderança

Sporting – Gil Vicente: Leões venceram por 3-1 e cantam de galo na liderança, no campeonato.

Anotações Importantes
Jornada 12 da Liga Portugal Betclic

Estádio José Alvalade
Localidade: Lisboa
Morada: Lisboa
Lotação: 50.000

Emissão
04/12/2023
SPORT TV
20:15

Timeline

33′ Golo de Ruben Fernandes

38′ Cartão amarelo a Esgaio

43′ Autogolo de Pedro Tiba

52′ Golo de Gyokeres

55′ Golo de Gyokeres

59′ Cartão amarelo a Edwards

71′ Cartão amarelo a Ruben Fernandes

75′ Cartão amarelo a Coates

Nuno Santos
InácioPedro Gonçalves
AdánMorita
CoatesGyokeres
Hjulmand
DiomandeEdwards
Esgaio
FujimotoZé Carlos
Tiba
Né LopesAndrew
Félix CorreiaMiguelDominguez
Rúben Fernandes
MuriloKiko

Sporting

1 Adán

26 Diomande

4 Coates

25 Inácio 47 Esgaio

42 Hjulmand

5 Morita

11 Nuno Santos

10 Edwards

9 Gyokeres

8 Pedro Gonçalves

Gil Vicente

42 Andrew

2 Zé Carlos

4 Né Lopes

26 Ruben Fernandes

5 Kiko

25 Tiba

8 Dominguez

10 Fujimoto

27 Miguel

77 Murilo

70 Félix Correia

Onzes titulares:

Sporting: Adán, Diomande, Coates, Inácio (St. Juste, 45, Eduardo Quaresma, 66)), Esgaio (Geny Catamo, 45), Hjulamand, Morita, Nuno Santos (Matheus Reis, 45), Edwards, Gyokeres, Pedro Gonçalves (Paulinho, 84).

Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Né Lopes, Ruben Fernandes, Kiko (Buta, 72), Tiba, Dominguez (Martim Neto, 60), Fujimoto, Miguel (Baturina, 60), Murilo (Toure, 72), Félix Correia (Ali Alipour, 87).

Suplentes:

Sporting: Israel, Matheus Reis, St. Juste, Neto, Dário Essugo, Trincão, Paulinho, Geny Catamo, Eduardo Quaresma.

Gil Vicente: Brian, Tidjany Toure, Ali Alipour, Marlon, Gabriel Pereira, Baturina, Buta, Mory Gbane, Martim Neto.

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Rute Nunes e Carlos Pedroso

Sporting e Gil Vicente disputaram o jogo que fechou a 12ª Jornada da Liga Portugal Betclic. Em caso de vitória o Sporting acederia ao primeiro lugar do campeonato, após o empate de ontem do Benfica contra o Moreirense.

Logo aos 2 minutos, Gyokeres recuperou bola a meio-campo, abriu na direita em Esgaio, este cruzou e valeu um corte in extremis do defesa do Gil Vicente a impedir que Pedro Gonçalves inaugurasse o marcador.

Aos 9 minutos, nova jogada de perigo do ataque leonino e Gyokeres marcou mesmo, mas o golo foi invalidado por fora-de-jogo assinalado pelo árbitro assistente e confirmado após análise do VAR.

Aos 12 minutos, grande passe de Zé Carlos a partir da direita ofensiva para Murilo que isolado perante Adán, falhou o remate, perante uma grande mancha do guardião leonino. Grande oportunidade para a equipa do Gil Vicente.

Um jogo com o Sporting sem soluções ofensivas perante um Gil Vicente sempre muito bem organizado e a colocar ‘gelo’ no jogo.

Aos 33 minutos, o marcador foi inaugurado e marcou o Gil Vicente. Livre na lateral direita, cruzamento de pé esquerdo de Murilo e cabeceamento indefensável de Ruben Fernandes. Gil Vicente a cantar de galo em Alvalade.

Aos 43 minutos, aos repelões, o Sporting chegou ao empate. Cruzamento da direita, a defensiva gilista aliviou para a entrada da área e Nuno Santos rematou de pé direito, o seu pior pé, num remate colocado e rasteiro que entrou junto ao poste, deixando Andrew sem reação. Empate em Alvalade. O golo foi atribuído pela Liga Portugal a Pedro Tiba, um autogolo, devido ao desvio que a bola sofreu no jogador gilista.

Aos 45 minutos, boa recuperação de Coates na entrada do meio-campo ofensivo, abertura na direita para Edwards, este a cruzar atrasado e Pedro Gonçalves a rematar por cima.

Uma primeira parte estranha, com o Sporting a ter mais domínio e controlo de jogo, o Gil Vicente sempre bem organizado e a explorar o contra-ataque. Pela negativa, a quebra constante do ritmo de jogo por parte da equipa nortenha, com muitas interrupções que levaram ao desespero os adeptos leoninos.

1-1 foi o resultado ao intervalo.

Ao intervalo, Rúben Amorim fez uma tripla alteração. Tirou Gonçalo Inácio, Esgaio e Nuno Santos e colocou St. Juste, Geny e Matheus Reis. Em termos tácticos nada mudou, apenas em termos de características dos jogadores.

Aos 48 minutos, Gyokeres desmarcou Pedro Gonçalves pelo centro, a bola acabou por sobrar para Edwards e este atirou para grande defesa de Andrew, para canto.

Aos 52 minutos, pressão alta do Sporting, Hjulmand a cruzar na direita, má abordagem do defesa gilista, a bola sobrou para Gyokeres que atirou a contar para o fundo das redes da baliza à guarda de Andrew. Cambalhota no marcador e Sporting na frente do marcador.

Entrada demolidora do Sporting na segunda parte, perante uma apatia surreal do Gil Vicente. Aos 55 minutos, Edwards recuperou a bola, abriu na esquerda em Pedro Gonçalves e este cruzou para Gyokeres encostar para o fundo da baliza, sem qualquer marcação.

Vítor Campelos fez uma dupla substituição, tirando Dominguez e Miguel e colocando Martim Neto e Baturina, de forma a refrescar a equipa e dar novas ideias, numa altura em que o Sporting controlava o jogo, aos 60 minutos.

Aos 66 minutos, Gyokeres sentiu um desconforto na perna esquerda e deu lugar a Eduardo Quaresma.

No minuto seguinte, Gyokeres concretizou o seu hat-trick, com o terceiro golo no jogo. Excelente desmarcação do sueco e cara-a-cara com Andrew não falhou. Porém, o golo foi invalidado por fora de jogo.

O Sporting controlou o jogo a seu bel prazer até ao fim do tempo regulamentar e compensação e dispôs ainda de oportunidades para aumentar a vantagem, valendo Andrew ao Gil Vicente.

Sporting – Gil Vicente: Leões venceram por 3-1 e cantam de galo na liderança do campeonato, com dois pontos de vantagem sobre o Benfica e 3 sobre o Porto.

Árbitro: Cláudio Pereira
Árbitros Assistentes: Tiago Costa e André Almeida
4º Árbitro: Gonçalo Neves
VAR: Luís Ferreira
AVAR: Jorge Fernandes

Assistência: 33.712

Disciplina: Cartão amarelo a Ricardo Esgaio (38), Edwards (59), Ruben Fernandes (71), Coates (75)

Golos: Ruben Fernandes (33), Tiba (Autogolo 43), Gyokeres (52, 55),

Siga-nos no Google News

Artigos Relacionados