Ana Markl celebra menopausa com festa e bolo: Luís Osório vê “um manifesto contra as ideias feitas”

Ana Markl celebra menopausa com festa e bolo: Luís Osório vê “um manifesto contra as ideias feitas” atualmente.

Ana Markl transformou a chegada da menopausa numa celebração. A moderadora da “Voz de Cama”, da Antena 3, fez uma festa com amigos e recebeu um bolo oferecido pelo namorado.

O momento inspirou Luís Osório, que dedicou o “Postal do Dia” desta quarta-feira, 3 de junho, na Antena 1, à forma como Ana Markl olhou para esta nova fase.

E, convenhamos, não é todos os dias que a menopausa entra numa festa com bolo, amigos e direito a manifesto. Talvez devesse acontecer mais vezes.

Luís Osório recorda ligação à família Markl

Antes de chegar ao tema central, Luís Osório começou por falar da ligação à família de Ana Markl.

Na Antena 1, revelou que, “nos últimos anos”, trocou “várias mensagens com Maria Helena, mãe de Ana e Nuno Markl”.

Depois, assumiu que os encontros prometidos nunca chegaram a acontecer: “Combinámos almoçar, sem nunca o concretizar. Culpa minha, certamente. Sou um tipo difícil de compreender, eu próprio não me entendo na maior parte dos dias”.

Ainda assim, deixou elogios à mãe dos irmãos Markl: “A Maria Helena é irresistível. Os filhos teriam de sair a alguém”.

A partir daí, o cronista virou o olhar para Ana Markl. E fê-lo com uma ternura que não precisou de disfarces.

“Como o irmão, a Ana é uma miúda”

Luís Osório destacou a proximidade entre Ana e Nuno Markl, apesar da diferença de idades entre os dois.

O autor confessou: “Não quero falar-te da Maria Helena ou do Nuno, mas da Ana. Curiosamente, pareciam-me gémeos ou quase. Nunca me passou pela cabeça que tivessem uma diferença de idades tão substancial… a Ana tem menos oito anos do que o Nuno. Não o diria tendo em conta a proximidade no seu modo de olhar, no que veem, no que ouvem, no que procuram, no que defendem. Como o irmão, a Ana é uma miúda. Mantêm o espanto da vida, alimentam a curiosidade, estão despertos”.

A descrição acabou por servir de porta de entrada para o episódio que motivou o “Postal do Dia”: a festa da menopausa de Ana Markl.

Uma festa para celebrar a menopausa

Segundo Luís Osório, Ana Markl decidiu assinalar a chegada da menopausa de forma pouco habitual. Em vez de silêncio, escolheu celebração. Em vez de tabu, escolheu festa.

O cronista contou: “Há uns tempos, a Ana Markl celebrou a chegada da Menopausa”.

Depois, explicou o gesto do namorado e o ambiente criado à volta do momento: “O namorado comprou-lhe um bolo e convidaram-se amigos para a festa. Gostei de o saber. Adoro ser surpreendido pelos que transformam estigmas em recomeços. Pelos que substituem os medos por oportunidades para beber de todos os cálices que a vida proporciona”.

A ideia é simples, mas rara. Pegar numa fase tantas vezes tratada com vergonha e devolvê-la à vida. Com açúcar, convidados e alguma coragem.

Menopausa, andropausa e outros tabus

Luís Osório sublinhou ainda que a menopausa continua a ser vista como um tema difícil. E não está sozinha nessa lista.

No “Postal do Dia”, referiu que “a Menopausa é um tema tabu. Como o é a Andropausa”.

Depois, abriu a reflexão a outros assuntos que a sociedade tende a empurrar para o silêncio: “Ou tudo o resto que vemos como um problema. A começar pela morte. Porque não começamos a celebrar a vida quando nos despedimos de quem amámos?”.

A pergunta pode parecer provocadora. Mas é também profundamente humana. Afinal, passamos demasiado tempo a tratar como derrota aquilo que é apenas passagem.

“Porque não dançamos?”

Na mesma reflexão, Luís Osório deixou uma sugestão que vai além da menopausa. Para o cronista, talvez falte coragem para celebrar aquilo que nos assusta.

Escreveu: “Porque não dançamos? Porque não declamamos palavras que façam sorrir a morte? Que a afugentem. Que a tornem vida”.

A frase resume o tom do texto. Há ali uma defesa da alegria, não como fuga, mas como resposta.

E Ana Markl, ao celebrar a menopausa com uma festa, parece ter feito precisamente isso. Não ignorou a mudança. Chamou-a para a mesa.

Um bolo que é mais do que um bolo

No final, Luís Osório deu ao gesto de Ana Markl um significado maior.

O cronista concluiu: “O bolo de Ana Markl não é apenas um bolo. É um manifesto de combate contra as ideias feitas. Contra o fatalismo. Contra as prisões a que nos condenamos. E a favor da alegria. E da liberdade de ser o que quisermos em todos os momentos da nossa vida”.

Assim, a festa de Ana Markl deixou de ser apenas uma curiosidade. Tornou-se um gesto simbólico contra o peso dos estigmas.

No fundo, talvez seja isso: um bolo, uma festa e a recusa de tratar a vida como se ela viesse com prazo para a alegria.

Destaques

10 de Junho: Portugal também se mede no país que fica depois das cerimónias

10 de Junho: Portugal também se mede no país...

Blaya abre a casa das memórias: “Este disco sou eu ao pormenor”

Blaya abre a casa das memórias: “Este disco sou...

Vitória FC conquista Taça AFS e fecha época com dobradinha diante do Olímpico do Montijo

Vitória FC conquista Taça AFS e fecha época com...

Marcos Bastinhas voltou às arenas como quem trazia fogo debaixo da casaca

Marcos Bastinhas voltou às arenas como quem trazia fogo...

Pormenores fotográficos da corrida de touros em Santarém no 6 de Junho

Pormenores fotográficos da corrida de touros em Santarém no...
Publicidade
Alojamento Web

Reportagens

Artigos relacionados