Cristiano Ronaldo fecha ciclo nos Mundiais e deixa dois debates: o futuro da marca Portugal e a relação entre Georgina e os Aveiro

Cristiano Ronaldo fecha ciclo nos Mundiais e deixa dois debates: o futuro da marca Portugal e a relação entre Georgina e os Aveiro, sua família.

Cristiano Ronaldo encerrou no Mundial de 2026 o seu percurso na maior competição de seleções. Aos 41 anos, o capitão tornou-se o primeiro futebolista a marcar em seis edições diferentes do torneio.

Portugal foi eliminado pela Espanha nos oitavos de final, a 6 de julho, após uma derrota por 1-0. A seleção espanhola viria a conquistar o título, ao vencer a Argentina pelo mesmo resultado, após prolongamento, na final de 19 de julho.

A despedida de Ronaldo dos Mundiais abriu, entretanto, duas discussões distintas. Uma prende-se com o impacto da sua ausência na projeção internacional de Portugal. A outra nasceu de uma fotografia familiar e voltou a alimentar comentários sobre a relação entre Georgina Rodríguez e o clã Aveiro.

Daniel Sá antecipa perda de atenção mediática para Portugal

Para Daniel Sá, diretor-executivo do Instituto Português de Administração de Marketing, o alcance de Cristiano Ronaldo ultrapassa largamente a dimensão desportiva da Seleção Nacional.

- Publicidade -

Em declarações à agência Lusa, o especialista foi direto ao comparar a força comercial do jogador com a restante equipa portuguesa.

“Pode ser um bocadinho duro de dizer, mas do ponto de vista de marca, Ronaldo é incomparavelmente maior do que toda a seleção portuguesa e mais não sei quantas juntas.”

Por essa razão, Daniel Sá acredita que a Federação Portuguesa de Futebol terá de rever a forma como comunica e posiciona a Seleção após a saída definitiva do capitão.

“Vai ser um drama quando ele sair, porque as pessoas ainda não têm a noção da atenção mediática que se perderá. Vamos cair numa escada rolante a grande velocidade.”

Embora Ronaldo tenha encerrado apenas a participação em Campeonatos do Mundo, a proximidade do fim da carreira internacional obriga a FPF a pensar num novo ciclo.

Ronaldo ajudou a valorizar comercialmente a Seleção

Ao longo de mais de duas décadas, Cristiano Ronaldo foi uma das figuras centrais na valorização internacional da Seleção Nacional.

Daniel Sá considera que a capacidade da federação para estabelecer contratos e atrair parceiros esteve diretamente ligada à notoriedade do jogador.

“É ele quem lhes faz rubricar vários contratos e ganhar muito dinheiro há mais de 20 anos.”

O responsável do IPAM defende, por isso, que a entidade deve começar a construir novas referências. Não se trata de substituir Ronaldo diretamente, mas de criar outros pontos de interesse em redor da equipa.

“Fabricar ídolos é uma ferramenta poderosíssima na geração de atenção mediática.”

A dependência excessiva de uma só figura poderá tornar a transição mais difícil. Ainda assim, Daniel Sá acredita que a FPF estará consciente desse risco.

“Acredito que a FPF estará a preparar uma narrativa diferente, porque não pode estar dependente de uma pessoa só e tem de exibir outro tipo de argumentos. Obviamente, há mais do que Ronaldo no futebol português, mas devem explorar bem essa nova estratégia.”

Plataformas digitais representam parte do impacto económico

Antes do Mundial de 2026, um estudo do IPAM estimou que a presença portuguesa até aos oitavos de final poderia gerar um impacto económico de 561 milhões de euros.

Segundo os dados apresentados, 23% desse valor estaria relacionado com as plataformas digitais. O consumo do futebol deixou, assim, de estar limitado ao período dos jogos.

Cristiano Ronaldo tem um peso particular neste universo. A sua influência não depende apenas das exibições dentro de campo, estendendo-se às redes sociais, aos patrocínios e aos investimentos.

Marca de Ronaldo poderá continuar a crescer

Apesar da despedida dos Mundiais, Daniel Sá não acredita que o alcance comercial do avançado diminua após o final da carreira.

Na sua análise, a marca Cristiano Ronaldo está construída em quatro dimensões: o futebolista, o influenciador, o embaixador comercial e o investidor.

“Ao lado do jogador, há o Ronaldo influenciador, que é o maior do mundo e a pessoa mais seguida nas redes sociais, o Ronaldo patrocinado por várias marcas nacionais e internacionais e o Ronaldo investidor em múltiplas indústrias. Após deixar de jogar, essa marca continuará a crescer.”

O fim da presença nos Campeonatos do Mundo poderá, portanto, reduzir a atenção mediática dirigida à Seleção. Porém, não deverá representar um enfraquecimento imediato da imagem global do jogador.

Jorge Jesus inicia novo ciclo na Seleção Nacional

A mudança de ciclo ficou também marcada pela chegada de um novo selecionador. Jorge Jesus foi anunciado a 20 de julho como sucessor de Roberto Martínez.

No mesmo dia, a FIFA atualizou o ranking mundial. Portugal caiu duas posições e passou a ocupar o sétimo lugar, enquanto a campeã Espanha assumiu a liderança.

No seu último Mundial, Ronaldo registou ainda uma marca negativa. O capitão igualou o maior número de derrotas em fases finais da competição, com oito desaires em 27 encontros.

Fotografia em Cascais relança debate no ‘V+ Fama’

Paralelamente ao impacto da sua despedida dos Mundiais, Cristiano Ronaldo esteve no centro de outro debate no ‘V+ Fama’, esta terça-feira, 21 de julho.

Adriano Silva Martins apresentou um tema que, segundo afirmou, “não sai da cabeça” do futebolista.

O apresentador introduziu a discussão com uma leitura sobre a alegada divisão entre a companheira e os familiares do jogador.

“Cristiano Ronaldo está profundamente dividido entre o amor a Georgina Rodríguez e à família Aveiro.”

Na origem da conversa esteve uma fotografia captada no palacete de Ronaldo, em Cascais. Na imagem surgiam vários membros da família Aveiro, mas não estavam Georgina Rodríguez nem os filhos.

Perante a ausência, Adriano Silva Martins questionou:

“O que é que se passa aqui?”

António Leal e Silva questiona ausência de Georgina

António Leal e Silva reconheceu que Cátia Aveiro poderá “virá dizer que nós não sabemos nada”. Ainda assim, considerou que a ausência de Georgina se repete em várias fotografias familiares.

“Realmente, como diz a Marta Aragão Pinto, não há coincidências. E sempre que aparecem fotografias da família, normalmente não aparece a Georgina e os miúdos. Será coincidência? É a pergunta que se lança.”

Num registo irónico, o comentador imaginou uma tentativa falhada de chamar Georgina para o retrato.

“A casa é enorme, eu sei que a casa é enorme. Ó, Georgina! Vem tirar fotografia! E não aparece ninguém, não é?”

Depois, acrescentou que a companheira de Cristiano Ronaldo “talvez esteja na piscina, a dar um mergulho, qual sereia de um Mediterrâneo a banhar-se com as crianças”.

Isabel Figueira admite explicação mais simples

Isabel Figueira apresentou uma leitura diferente. Para a comentadora, a ausência poderá ter acontecido apenas por se tratar de um encontro com muitas pessoas.

“A família Aveiro é tão grande, tão grande, tão grande, pode acontecer isto, é como estarmos numa festa, eu tiro uma fotografia com vocês os três e não apanho o Adriano, ou não apanho outra pessoa… não quer dizer que eu não esteja com vocês.”

António Leal e Silva respondeu novamente com ironia, ligando o tema à conhecida coleção de malas de Georgina Rodríguez.

“Eu sei que a Georgina ficou a chorar durante 3 dias, numa depressão imensa, fechada no quarto, não foi fotografada. E ela estava, que ela queria pôr as Birkin e depois omitia as Birkin, omitia a família. Assim, ou fotografavam com as Birkin ou com a família toda.”

Cláudia Jacques fala num «certo desconforto»

Cláudia Jacques mostrou-se menos convencida pela hipótese de uma ausência ocasional. A comentadora acredita que existe algum afastamento entre Georgina e os familiares do jogador.

“Eu acho que ali há um certo desconforto, não é?”

A mesma ideia foi apoiada por Adriano Silva Martins. Cláudia Jacques recordou ainda outros momentos públicos em que não identificou grande proximidade entre as duas partes.

“Já temos reparado nisto em outras situações, inclusivamente durante jogos em que o Cristiano está a jogar futebol e que elas estão a assistir. Não se nota ali muita cumplicidade, não se nota ali muito carinho, não se nota proximidade.”

Segundo a comentadora, a relação terá sido diferente numa fase inicial. Contudo, acredita que “com o passar do tempo tem havido mais afastamento”.

Mudança de Georgina também entrou na discussão

Cláudia Jacques analisou igualmente a transformação pública de Georgina desde o início da relação com Cristiano Ronaldo.

“A Georgina mudou bastante desde o início da relação que tinha com o Cristiano. Era uma miúda mais nova, mais humilde, mais discreta. Entretanto, agora está muito mais efusiva, exuberante.”

Para a comentadora, esta diferença poderá colocar Cristiano Ronaldo numa posição delicada. O jogador mantém uma forte ligação aos irmãos e à mãe, mas construiu também o seu núcleo familiar com Georgina.

“Será de facto uma dor de cabeça para o Cristiano Ronaldo, porque ele é muito, muito família, mas também tem o outro lado da família, que é a mulher com quem vai casar, por quem tem muito respeito e muito carinho, que tem sido uma boa mãe para os filhos.”

Adriano recorda última fotografia com toda a família

Adriano Silva Martins admitiu que Georgina, os filhos e a família Aveiro poderão ter estado todos juntos na casa de Cascais. Porém, estranhou que não tenham surgido no mesmo registo.

“O que é estranho é que desde há muito tempo que não os vemos.”

O apresentador recordou um jantar realizado há alguns verões. Na altura, Cristiano Ronaldo, Georgina, os filhos, Dolores Aveiro e os irmãos posaram juntos.

“Se às vezes mostram, porquê que às vezes não mostram? E depois dos rumores que houve, e que a Kátia muito gentilmente veio desmentir, tinham aqui uma oportunidade para desmentir isto de uma vez por todas.”

O painel sublinhou que as conclusões resultam apenas daquilo que é publicado nas redes sociais. Não foi apresentada qualquer confirmação de um conflito familiar.

Publicações frequentes tornam ausência mais visível

António Leal e Silva salientou que os intervenientes partilham habitualmente vários momentos privados com os seguidores.

“Estamos a falar de pessoas que habitualmente bombardeiam as redes sociais sistematicamente com fotos da família, todos juntos, as famílias, onde vão, o que fazem.”

O comentador observou ainda que Georgina dispõe de meios para viajar com os filhos sempre que pretenda acompanhar a família de Cristiano.

Isabel Figueira sugeriu, por outro lado, que a modelo poderá gerir as redes sociais de forma mais profissional. Adriano Silva Martins não ficou convencido.

“Quando tu tens 76 milhões [de seguidores], obviamente que há uma grande parte profissional no teu Instagram e tu ganhas dinheiro com ele. Mas ela publica até quando está na casa de banho, ou seja, sozinha, com os filhos, ela com o Cristiano.”

Jantar com a família de Bernardo Silva foi partilhado

António Leal e Silva recuperou uma das publicações feitas durante o Mundial para exemplificar a seleção dos momentos mostrados online.

“Final do Mundial de Futebol, cabine, camarote, ela, o Cristianinho e o sobrinho, certo?”

Adriano Silva Martins acrescentou outro exemplo.

“Georgina foi jantar com Inês Degener, a mulher do Bernardo Silva, e com a irmã, com a Mariana Degener.”

Cláudia Jacques confirmou que esse encontro apareceu nas redes sociais, embora de forma temporária.

“A Georgina publicou uma fotografia desse jantar com elas, mas publicou em story, não no seu perfil.”

Adriano Silva Martins contrapôs que, no caso da fotografia em Cascais, “aqui nem é story”.

Reação da família ao noivado levantou dúvidas

O noivado de Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez foi outro dos momentos recuperados pelo painel.

Cláudia Jacques lembrou a publicação na qual Georgina mostrou o anel e garantiu:

“Ninguém da família fez nenhum comentário.”

Adriano Silva Martins acrescentou:

“Nem gosto deram ao princípio, só a Cátia, depois é que deu.”

Para Cláudia Jacques, a ausência de reações públicas também contribuiu para as dúvidas sobre a proximidade familiar.

“Achei estranho que a família do Cristiano Ronaldo também não mostrou nenhum agrado, nenhuma empatia, nenhuma alegria, felicidade por ver aquele pedido de casamento. Isso também já diz muito.”

António Leal e Silva admite falta de atenção aos detalhes

António Leal e Silva levantou a hipótese de a família Aveiro ser “um pouco descuidada” com determinadas convenções sociais.

O comentador considerou que essa falta de atenção poderá ser confundida com desagrado ou afastamento.

“O próprio pedido de casamento foi um pedido para uma figura pública destas dimensões, não foi propriamente o pedido mais concreto.”

Adriano Silva Martins lembrou ainda que Georgina “não inclui as irmãs de Cristiano” no seu documentário.

O apresentador acrescentou que Dolores Aveiro não felicitou publicamente a companheira do filho nos aniversários de 2024, 2025 e 2026.

António Leal e Silva brincou com o dado.

“É maldade da tua porque a Georgina suspendeu o aniversário.”

Contudo, Adriano Silva Martins insistiu:

“Não é normal isto.”

Painel acredita numa relação marcada pela cordialidade

Cláudia Jacques voltou a defender que “nota-se que há aqui um afastamento”.

Adriano Silva Martins apresentou depois a sua interpretação sobre a atual ligação entre Georgina Rodríguez e a família Aveiro.

“Eu acho que eles são cordiais uns com os outros. Mas não vai mais além da cordialidade.”

Isabel Figueira sugeriu que os familiares poderão não apreciar a “ostentação que a Georgina ostenta”. António Leal e Silva rejeitou o argumento, lembrando que “ostentam todos”.

Na sua perspetiva, poderá existir uma “incompatibilidade de caráter”. O comentador abordou também a dificuldade sentida por alguns grupos familiares na integração de uma nova pessoa.

Georgina passou a ocupar um lugar central na vida do futebolista e, como foi dito no programa, “divide problemas, divide dinheiro, divide casa, divide afeto, divide a vida” com Cristiano Ronaldo.

Comentadores acreditam que Ronaldo gere os dois lados

Apesar das dúvidas levantadas, Adriano Silva Martins afirmou não duvidar do amor de Cristiano Ronaldo pelos familiares.

Na perspetiva do apresentador, “é tudo o mesmo” para o jogador, que não separará o núcleo construído com Georgina da mãe e dos irmãos.

António Leal e Silva concordou e defendeu que Cristiano “consegue gerir isso muito bem”.

“Ele é um homem com a cabeça muito no sítio e ele consegue perfeitamente viver este amor, esta família, que no fundo é a família mais dele, mais nuclear, e depois a família dele geral, que são pessoas muito importantes na vida dele porque o ajudaram a construir uma carreira invejável.”

Isabel Figueira lembrou também que “não é fácil esta sinergia toda com muitos irmãos”.

No final, António Leal e Silva voltou a brincar com os gastos do jogador nas malas Birkin de Georgina. Adriano Silva Martins encerrou o tema com outra provocação.

“Eu acho que a Georgina estava entretida a limpar os vidros da casa, que aquilo é uma tarefa hercúlea.”

Entre a despedida dos Mundiais e a discussão sobre a vida familiar, Cristiano Ronaldo continua a gerar atenção muito para lá do futebol. A dimensão da sua marca ajuda a explicar por que cada mudança, fotografia ou ausência ganha projeção internacional.

- Publicidade -

Destaques

António Ribeiro Telles após regressar ao Campo Pequeno: «A minha vida é ser toureiro e acho que morro toureiro»

António Ribeiro Telles após regressar ao Campo Pequeno: «A...

Morante abriu a Porta Grande numa noite em que o Campo Pequeno voltou a acreditar no impossível

Morante abriu a Porta Grande numa noite em que...

Rúben Pacheco Correia: o talento que a televisão deixou demasiado tempo à espera

Rúben Pacheco Correia: o talento que a televisão deixou...

Florence + The Machine deu ao NOS Alive o melhor concerto da edição de 2026

Florence + The Machine deu ao NOS Alive o...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados