Sábado, Junho 19, 2021

Dicas para a elaboração de textos científicos

Dicas para a elaboração de textos científicos

A realização de um projeto de TCC, apresentação de uma tese, obtenção de um estágio ou a defesa de uma monografia podem ser momentos delicados na vida de graduandos, universitários e pós-graduandos.

Além de serem momentos delicados, existe uma clássica deficiência do corpo discente universitário em relação ao domínio das regras ABNT. Logo, cada um dos momentos elucidados acima podem realmente representar grandes desafios na vida do aluno.

Portanto, levando isso em consideração, a ideia deste artigo é trazer algumas dicas sobre ABNT e também alguns avisos sobre como deixar seu TCC ou sua monografia pronta para ser entregue e analisada.

O que é uma monografia?

Mas, primeiramente, é essencial vermos de forma clara o que é uma monografia, qual a diferença entre uma monografia e um TCC e também a estrutura desses projetos para esclarecer qualquer dúvida acerca deste tópico.

A monografia, segundo o wikipédia, é uma dissertação sobre algum tema específico sobre ciências, artes, locais geográficos ou outros possíveis tópicos. Atualmente a monografia é o principal modelo de texto dentro da academia científica e dentro das universidades.

Ainda existe, também, a definição sobre a monografia ser um trabalho acadêmico fruto de uma investigação científica sobre algum tópico.

Monografia ou TCC?

Mas qual a diferença entre TCC e monografia, se é que existe alguma? O TCC e a monografia são coisas diferentes. A monografia é um tipo de texto científico que irá abordar e investigar determinados assuntos ou temas.

Já o TCC é um trabalho que precisa ser realizado para obter o título de graduado em alguma área. O trabalho de conclusão de curso pode ser escrito em diferentes modalidades, como por exemplo artigo científico ou monografia. 

Ou seja, a monografia é um dos vários formatos de textos acadêmicos e científicos, enquanto o TCC é um projeto que pode apresentar neste ou em outros formatos em sua parte escrita.

Hoje, iremos ver juntos algumas dicas para otimizar a escrita de uma monografia e a estrutura correta de uma monografia segundo a ABNT.

Monografias e ABNT

Antes de ver dicas e pontos importantes para fazer uma monografia sensacional, é indispensável que se confira as instruções da ABNT para a elaboração e publicação de monografias. 

A ABNT possui diversos conjuntos de normas para diferentes formatos de textos científicos. Portanto, periódicos, revistas, teses e monografias apresentam regras específicas e invariáveis para cada caso. 

Logo, como dito, é indispensável conferir as normas para monografias. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, as recomendações para uma monografia são:

  1. Folha com tamanho A4
  2. Margem de 3 centímetros: superior e esquerda
  3. Margem de 2 centímetros: inferior e direita
  4. Fonte Arial ou Times New Roman 
  5. Tamanho da fonte 12
  6. Texto com alinhamento justificado
  7. Citações e notas 
  8. Referências Bibliográficas

Além de todas estas especificações, as referências bibliográficas, as citações e notas possuem regulamentações próprias de acordo com o tipo de citação, por exemplo. 

Caso a citação seja de um único autor, dentro do texto, a regra é uma. Já se a citação for referente a dois ou mais autores, a regra já se altera. Então, além das recomendações e instruções aqui contidas, é mais do que necessário consultar o site da ABNT para confirmar as especificações de cada tópico.

Dicas para escrever sua monografia

Após saber das diferenças entre TCC e monografia e também saber um pouco mais sobre as regras e normas da ABNT para monografias, vamos conferir algumas dicas totalmente válidas na hora de escrever o seu projeto:

  • Escolha de um tema e ter domínio sobre este tema
  • Escolha de um professor e orientador para este tema
  • Pesquisar exaustivamente artigos sobre o tema
  • Organizar seu tempo 
  • Estudar as regras da ABNT para monografias
  • Manter a calma na hora da apresentação

Conclusão

É essencial ressaltar, também, que as dicas acima são fundamentais não só para a elaboração de uma monografia e de um TCC, mas também de inúmeros outros formatos de textos e artigos científicos. 

Mantenha-se sempre atualizado e estudando sobre o tema de seu projeto, estude as regras da ABNT, pois existem alterações e reformulações pequenas em suas normas de tempos em tempos e faça uma apresentação nota 10!

Redacçãohttp://www.infocul.pt
Redacção oficial do site infocul.pt

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

23,945FãsCurtir
154SeguidoresSeguir
98InscritosInscrever