João Moura Caetano regressa à Nazaré: “É uma corrida com um cartel aliciante”

João Moura Caetano regressa à Nazaré: “É uma corrida com um cartel aliciante”, assinalou o cavaleiro em entrevista.

Foto: André Nunes / Entrevista: Rui Lavrador

João Moura Caetano, João Ribeiro Telles e Francisco Palha serão os 3 cavaleiros da 2ª corrida da temporada tauromáquica da Praça de Touros do Sítio da Nazaré.

Nesse sentido, lidam-se touros da ganadaria Irmãos Moura Caetano, com as pegas a cargo dos forcados amadores de São Manços, Azambuja e Portalegre.

O cavaleiro João Moura Caetano concedeu uma entrevista ao Infocul.pt e ao Tauromaquia.com.pt sobre a corrida que marca o seu regresso a este tauródromo, após vários anos de ausência.

João Moura Caetano: “Já há alguns anos que estava ausente da Nazaré, portanto tenho muita felicidade e responsabilidade em regressar agora”

João, regresso à Nazaré após alguns anos de ausência. Sei que era uma praça que querias muito voltar. Quais as expectativas para a corrida de sábado?

As expectativas para o regresso à Nazaré são elevadas. Como eu já disse várias vezes, foi sempre das praças que senti como mais ‘Caetanistas’, o meu pai toureou muito ali, triunfou muitas vezes na Nazaré. Eu, nas vezes que lá toureei senti boas sensações e tive triunfos importantes. Já há alguns anos que estava ausente da Nazaré, portanto tenho muita felicidade e responsabilidade em regressar agora.

Nesta corrida terás quase uma dupla função, porque além de actuares como cavaleiro, os touros são da tua ganadaria. O que nos podes dizer sobre o curro que está apartado para a Nazaré?

É um curro muito homogéneo, em que difere muito pouco o peso de touro para touro. É aquilo que acho que devemos procurar, para que as corridas sejam igualadas e tenhamos todos igualdade de circunstâncias com os touros que nos calham em sorte. Este ano, os touros que têm saído da nossa ganadaria têm dado bom jogo, no geral, têm dado êxitos. Os touros para esta corrida são todos do mesmo semental, todos do mesmo pai, vamos ver se correspondem à nossa seleção e dão uma boa noite de touros.

“As características da ganadaria Irmãos Moura Caetano é um touro com bastante mobilidade por trás, com bom som, com galope que permite fazer coisas bonitas ao lidar”

Sendo difícil falar em causa própria, como defines os touros desta ganadaria e quais as características que mais destacas neles para o toureio a cavalo?

As características da ganadaria Irmãos Moura Caetano é um touro com bastante mobilidade por trás, com bom som, com galope que permite fazer coisas bonitas ao lidar. É um touro que quando sai bom é alegre. Para procurar um defeito nos últimos anos, acho que no momento do ferro lhe tem faltado um bocadinho arrancar de longe, de prontidão, para que possamos deixá-los arrancar de praça a praça, que é isso que nós procuramos e que traz emoção ao público. Já estão a sair touros com essa característica. Ainda não são todos, gostávamos que fosse a grande maioria, portanto são touros que nos últimos anos, tanto em Espanha como Portugal, têm permitido uma elevada nota artística aos toureiros.

Os cavalos de João Ribeiro Telles e Francisco Palha que mais gosta

Neste cartel haverá competição entre nomes destacados no plano nacional. Com um público caloroso como o da Nazaré, é daquelas corridas que dá mesmo gozo participar?

É uma corrida com um cartel aliciante e num sítio como o público da Nazaré dá mesmo muita vontade em estar na corrida porque tem tudo para que seja uma noite com grande impacto.

Dada a tua paixão por cavalos, lanço-te aqui uma pequena provocação. Se pudesses ter algum dos cavalos dos dois outros cavaleiros, quais seriam os cavalos que gostarias de ter na tua quadra?

O Ginja (João Ribeiro Telles) tem para mim uma das quadras mais completas, neste momento. Portanto, para mim, ficaria com um dos cavalos que digo sempre que é dos meus preferidos que é o Gaiato, ferro Assunção Coimbra se não estou em erro, que interpreta muito bem o estilo que gosto no toureio a cavalo. O Francisco Palha tem também uma óptima quadra e ficaria com a estrela dos últimos anos, o Roncalito, que é o cavalo que mais triunfos tem dado ao Francisco e é o mais conhecido da quadra dele.  Mas acho que temos, os três, quadras que nos permitem dar uma bonita noite de touros.

João Moura Caetano: “O mês de Julho tem sido muito importante, tem dado um grande upgrade à minha temporada, encontrei aqui inspiração”

Por fim que balanço fazes da temporada até ao momento e como convidas o público a esgotar a lotação da praça da Nazaré?

A minha temporada tem sido bastante preenchida, se tudo correr com normalidade podemos terminar com um bom número de corridas, à volta das 40, 40 e tal. O mês de Julho tem sido muito importante, tem dado um grande upgrade à minha temporada, encontrei aqui inspiração, nem sempre isso acontece. Muitas vezes nós queremos e as coisas nem sempre saem como queremos, mas neste momento esse sentimento tem estado no auge, portanto espero que nos próximos meses possa continuar com noites e tardes em que surja essa inspiração e consequentemente o êxito.

Bilhetes

Os bilhetes para o espetáculo já estão à venda e podem ser adquiridos de várias formas. Estão disponíveis online em www.toirosnazare.com, bem como através dos contactos 960 208 191 e 917 552 396, entre as 10h e as 13h e das 14h às 19h.

Assim, também é possível comprar bilhetes nos pontos físicos: Agência de Jornais da Praça Sousa Oliveira e Posto CTT de Valado dos Frades.

Por fim, a bilheteira oficial da praça funciona diariamente das 10h até às 20h.

Siga-nos no Google News

Artigos Relacionados

Siga-nos nas redes sociais

31,799FãsCurtir
12,697SeguidoresSeguir
438SeguidoresSeguir
306InscritosInscrever