Alcácer do Sal inaugurou o seu novo centro náutico, intitulado Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado, durante a manhã de ontem, 22 de fevereiro. Este Centro serve de apoio a actividades náuticas e é um equipamento desportivo e cultural, localizado na zona ribeirinha.
A cerimónia foi aberta ao público, logo pelas 10h30 da manhã, e contou com o acompanhamento musical das duas bandas filarmónicas da cidade, Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba (“Pazôa”) e Sociedade Filarmónica Amizade Visconde d’Alcácer (“Calceteira”).

O presidente da Câmara destacou a importância deste centro para a vida no rio e diz ser um “sonho”, devido à história de desportos náuticos (nomeadamente remo e canoagem) na agora cidade de Alcácer, tendo preenchido a infância e adolescência e muitos jovens. Por sua vez, o presidente da CCDR Alentejo (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo), António Ceia da Silva, alertou para o bom investimento que Alcácer efetua com os fundos comunitários, sabendo tratar dos requerimentos e aplicar em espaços e atividades que irão alimentar a cidade de cultura e de crescimento económico.

Após intervenções do apresentador, do presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, do presidente da CCDR do Alentejo, António Ceia da Silva, e um dos técnicos e coordenadores do Setor de Atividades Náuticas, Valdemar Santos, iniciou-se uma visita guiada personalizada com grupos de dez pessoas de cada vez e também um beberete oferecido pela autarquia, com sabores locais.
De acordo com nota de imprensa da a autarquia enviado na semana anterior, “o projeto, que visa fortalecer a ligação entre o rio e a cidade, valorizando o centro histórico e impulsionando a sua revitalização, irá dedicar-se à promoção do património fluvial e às atividades associadas ao rio.

Fotografias: D.R.