Mafalda com Síndrome CTNNB1 já foi intervencionada: Pedro Chagas Freitas confirma que “correu tudo bem”

Mafalda com Síndrome CTNNB1 já foi intervencionada: Pedro Chagas Freitas confirma que “correu tudo bem”, nas redes sociais.

Pedro Chagas Freitas partilhou nas redes sociais uma atualização emocionante sobre Mafalda, a criança com Síndrome CTNNB1.

A menina já foi intervencionada na Eslovénia, no âmbito de uma terapia génica experimental. Segundo o escritor, o procedimento decorreu como estava previsto.

Pedro Chagas Freitas anuncia intervenção de Mafalda

Nas redes sociais, Pedro Chagas Freitas começou por revelar a notícia mais aguardada pela família e por todos os que acompanharam a campanha.

O autor escreveu: “Nem sei como dizer a felicidade: a Mafaldinha já foi intervencionada e correu tudo bem. Que emoção, porra.”

- Publicidade -

Assim, a publicação surge como um momento de alívio depois de semanas marcadas por mobilização e esperança.

Campanha juntou 175 mil euros em menos de um mês

Entretanto, Pedro Chagas Freitas recordou o apoio recebido pelos leitores e seguidores.

Segundo o escritor, a campanha conseguiu reunir o valor necessário em menos de um mês.

Na publicação, destacou: “É espantoso, maravilhoso, incrível, emocionante, espectacular, quase miraculoso. A Mafaldinha conseguiu. Nós conseguimos. Juntámos 175 mil euros em menos de um mês.”

Além disso, o autor sublinhou que o apoio partiu de quem acompanhou o apelo desde o início.

Pedro Chagas Freitas acrescentou: “175 mil euros que vieram do coração de quem está aí, a ler-me. Foi aqui que tudo começou. É sempre no coração que começa tudo o que interessa nesta vida.”

“Obrigado” aos leitores que ajudaram

Depois, o escritor deixou uma mensagem de gratidão a todos os que contribuíram para tornar possível esta etapa.

Pedro Chagas Freitas escreveu: “Não há mais como agradecer aos meus leitores as pessoas que são. Resta a maneira melhor de todos: obrigado.”

Desta forma, o autor enquadrou a intervenção de Mafalda como uma conquista coletiva, feita pela família e por uma comunidade mobilizada.

Uma terapia experimental com riscos e esperança

Ainda na publicação, Pedro Chagas Freitas explicou que Mafalda vive com Síndrome CTNNB1.

O escritor descreveu o impacto da doença e o caminho feito por várias famílias para financiar investigação.

Sobre a condição, afirmou: “A Mafaldinha tem Síndrome CTNNB1. É uma besta: afecta o desenvolvimento, a comunicação, a autonomia, rouba à criança aquilo que todos consideramos básico.”

Depois, contextualizou a escolha de Mafalda para o ensaio GAIN-CTNNB1.

Pedro Chagas Freitas revelou: “Em Dezembro de 2025, após um processo rigoroso, foram selecionadas quatro crianças no mundo inteiro para participar no ensaio GAIN-CTNNB1. Quatro. Num planeta cheio de necessidades não resolvidas. A Mafalda foi uma delas.”

“Não há promessas, não há milagres”

Contudo, o escritor fez questão de deixar claro que se trata de um ensaio experimental.

A terapia foi administrada no cérebro e envolve riscos e incertezas.

Pedro Chagas Freitas sublinhou: “É uma terapia génica experimental, administrada no cérebro. Não há promessas, não há milagres. É um ensaio cheio de riscos, de incertezas. Mas traz aquilo que nunca houve para estes pais: uma possibilidade. Eu acho que isso é tudo.”

Intervenção realizada na Eslovénia

Por fim, o autor confirmou que a intervenção aconteceu na Eslovénia e decorreu dentro do previsto.

Na mensagem, escreveu: “A intervenção foi feita na Eslovénia. Tudo dentro do planeado.”

Logo depois, deixou palavras de força à menina e aos pais.

Pedro Chagas Freitas terminou: “Aguenta-te aí, Mafalda. Aguentem-se aí, pais. Estamos todos a dar-vos a mão, os braços, o que for preciso. Que linda é a vida.”

Veja a publicação AQUI.

- Publicidade -

Destaques

Stands do Rock in Rio Lisboa mostram o festival que acontece entre concertos

Stands do Rock in Rio Lisboa mostram o festival...

Samuel Úria levou a palavra ao Digital Stage do Rock in Rio Lisboa

Samuel Úria levou a palavra ao Digital Stage do...

Cypress Hill param concerto no Rock in Rio Lisboa após fã sentir-se mal no público

Cypress Hill param concerto no Rock in Rio Lisboa...

The Pretty Reckless estreiam-se em Portugal com rock puro no Palco Mundo do Rock in Rio Lisboa

The Pretty Reckless estreiam-se em Portugal com rock puro...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados