Marcos Bastinhas suspende a temporada, segundo revelou através de um comunicado feito nas suas redes sociais.
Cavaleiro Marcos Bastinhas anuncia pausa na carreira taurina
Marcos Bastinhas, um dos nomes mais reconhecidos da tauromaquia portuguesa, anunciou esta terça-feira a suspensão da sua temporada taurina de 2025. A decisão foi comunicada através de uma nota oficial, onde o cavaleiro revelou motivos pessoais para justificar a pausa.
“Preciso parar para me reencontrar”
Na mensagem partilhada com os fãs e com o meio taurino, o cavaleiro começou por reconhecer a dificuldade da decisão:
“Por motivos pessoais, decidi suspender a minha temporada taurina. Foi uma decisão difícil, mas necessária”, afirmou.
Com uma carreira de 25 anos, Marcos Bastinhas nunca tinha interrompido a sua atividade, mesmo nos momentos mais exigentes.
“Nem nos momentos mais duros, nem nas fases mais exigentes da vida e da profissão. Sempre encontrei forças para continuar”, sublinhou.
No entanto, a necessidade de reflexão e reencontro interior falou mais alto:
“Hoje, no entanto, preciso parar. Parar para pensar, para me reencontrar, para perceber onde estou e qual o caminho a seguir a partir daqui”, revelou o cavaleiro de Elvas.
Agradecimento ao público fiel
Marcos Bastinhas não esqueceu os que o acompanharam ao longo da sua carreira.
“Quero agradecer profundamente a todos os que me seguem, aos que me acompanham há tantos anos e aos que, mesmo em silêncio, me dão força”, escreveu, deixando ainda uma nota emotiva:
“Saibam que muitas vezes fui a uma praça apenas por vocês — por respeito, por gratidão, por amor ao que nos une.”
Não é uma despedida
Apesar da pausa, Bastinhas assegura que esta decisão não representa o fim da sua carreira.
“Esta não é uma despedida. É apenas uma pausa”, garantiu, num texto marcado por verdade e emoção.
A suspensão da temporada por parte de Marcos Bastinhas apanha muitos de surpresa, mas demonstra uma clara vontade de equilíbrio pessoal e de respeito pelo público e pela arte equestre que representa.

