Mudança inesperada no caso Betty Grafstein: decisão do tribunal pode atrasar julgamento de José Castelo Branco

Mudança inesperada no caso Betty Grafstein: decisão do tribunal pode atrasar julgamento de José Castelo Branco, segundo foi revelado.

Tribunal de Sintra afasta-se do caso

O processo de violência doméstica apresentado por Betty Grafstein contra José Castelo Branco sofreu uma reviravolta. O Tribunal de Sintra declarou-se “não competente” para julgar o caso, uma vez que os factos denunciados terão ocorrido noutro concelho. Assim, o processo será agora conduzido pelo Tribunal de Cascais.

Além disso, esta mudança resulta unicamente do local onde os incidentes terão acontecido, conforme apurou a TV 7 Dias.


Advogado esclarece motivo da transferência

Logo depois, o advogado de Betty Grafstein, Alexandre Guerreiro, explicou à mesma publicação que a alteração de tribunal se deve a um erro inicial na distribuição. Segundo disse, “acontece porque os erros principais foram os factos em Cascais, no hotel onde a Betty e o José Castelo Branco estavam hospedados. E a CUF, ao fazer a denúncia, enganou-se e mandou para Sintra e não para Cascais porque ambos os tribunais pertencem à Comarca de Lisboa Oeste”.

Por conseguinte, o processo segue agora para o tribunal territorialmente competente.

- Publicidade -

Julgamento não recomeça do zero

Entretanto, o advogado garantiu que a mudança não implica repetir etapas já concluídas. Nas suas palavras, “isto não vai começar do zero. Isto quer dizer que tudo aquilo que foi feito vai ser transferido para Cascais e o julgamento vai ser realizado em Cascais. Vão ser uns dias de atraso”.

Além disso, detalhou que a transferência ocorreu após o fim do prazo de recurso da decisão de Sintra, que terminou a 26 de novembro.


Próximos passos processuais

Por fim, Alexandre Guerreiro explicou o que acontece agora. “Depois é feita a distribuição e depois o José Castelo Branco vai ser notificado para apresentar a contestação. Depois, quando passar esse prazo de contestação, é uma questão de o juiz apreciar se há ali alguma causa de nulidade ou não. Não havendo, marca o julgamento”, afirmou.

Recorde-se que José Castelo Branco está acusado de violência doméstica agravada, relacionada com alegadas agressões físicas e verbais à esposa. A denúncia surgiu após o internamento de Betty Grafstein na CUF Cascais, a 20 de abril de 2024, quando terá sofrido uma queda alegadamente provocada por um empurrão.

- Publicidade -

Destaques

Benfica goleia Sporting na Luz: Nycole bisa na reviravolta do dérbi

As leoas marcaram primeiro, mas chegaram ao intervalo a...

Laura Pausini fez da MEO Arena uma viagem por mais de 30 anos de canções

Laura Pausini regressou esta quinta-feira, 22 de outubro, à...

JMSN estreou-se em Portugal no LAV com Kat Duma a abrir a noite

JMSN atuou pela primeira vez em Portugal na noite...

Toni Peres transforma «Uma Verdade Tecida em Sombras» em música: «A porta fica sempre entreaberta»

Antes de Toni Peres aprender a escrever música para...

Restaurante Nómada: atum de excelência, sushi fresco e um problema que se ouve à mesa

Há um momento no Restaurante Nómada em que o...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados