Helena Sacadura Cabral analisa nova geração: “Os jovens não são apenas os adultos do futuro”

Helena Sacadura Cabral analisa nova geração: “Os jovens não são apenas os adultos do futuro”, escreveu nas redes sociais.

Helena Sacadura Cabral dedicou uma reflexão às prioridades, dificuldades e formas de pensar das gerações mais jovens. Num texto publicado nas redes sociais, a economista e escritora procurou olhar para as diferenças em relação ao passado sem cair numa crítica automática aos hábitos dos jovens.

Intitulada «Os interesses da nova geração de jovens», a publicação começa precisamente por reconhecer que o contexto em que estes cresceram é diferente daquele que marcou a vida dos pais e avós.

“A nova geração de jovens cresce num mundo muito diferente daquele em que viveram os seus pais e avós.”

Helena Sacadura Cabral aponta a tecnologia, as redes sociais, o acesso à informação e a rapidez das mudanças sociais como alguns dos fatores que influenciam “profundamente os seus interesses, os seus sonhos e a forma como se relacionam com os outros.”

- Publicidade -

Um quotidiano dominado pelo digital

Na análise, a autora identifica o universo digital como uma das principais diferenças em relação às gerações anteriores.

“Um dos principais interesses dos jovens atuais é, naturalmente, o mundo digital. O telemóvel, a internet, as redes sociais, os jogos e as plataformas de entretenimento fazem parte do seu quotidiano.”

Helena lembra, porém, que essas ferramentas não servem apenas para entretenimento.

“Através desses meios, os jovens comunicam, aprendem, descobrem novas culturas e expressam as suas opiniões. A tecnologia também lhes permite desenvolver competências e ter acesso a conhecimentos que anteriormente seriam muito mais difíceis de alcançar.”

Outro dos aspetos destacados prende-se com o interesse por causas sociais e pelo futuro coletivo.

“Ao mesmo tempo, muitos jovens demonstram uma preocupação crescente com temas como o ambiente, as alterações climáticas, a igualdade de oportunidades, os direitos humanos e o futuro da sociedade.”

Segundo Helena Sacadura Cabral, existe também “uma maior vontade de participar, de questionar aquilo que consideram injusto e de procurar novas formas de viver e trabalhar.”

A própria relação com a carreira profissional terá mudado. “Ter uma profissão interessante e compatível com os seus valores é tão importante como alcançar estabilidade financeira.”

“Ter tempo livre, preservar a saúde emocional, viajar, cultivar amizades”

A autora considera que a noção de sucesso se tornou igualmente mais abrangente.

“Também mudaram as formas de encarar o sucesso. Para uma parte significativa da nova geração, ter tempo livre, preservar a saúde emocional, viajar, cultivar amizades e encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal são objetivos importantes.”

E acrescentou: “O sucesso já não é necessariamente associado apenas a uma carreira tradicional, a um salário elevado ou à aquisição de bens materiais.”

A reflexão não ignora, contudo, os problemas associados ao contexto atual.

“No entanto, esta geração também enfrenta desafios. O excesso de informação, a pressão das redes sociais, a comparação constante com os outros e a necessidade de estar permanentemente ligado podem provocar insegurança e ansiedade.”

Helena destacou ainda “a rapidez das mudanças tecnológicas e as incertezas económicas”, considerando que estas tornam mais difícil antecipar aquilo que poderá acontecer no futuro.

Apesar das diferenças entre gerações, há, para a escritora, necessidades que permanecem.

“Apesar das diferenças em relação às gerações anteriores, há algo que permanece: os jovens procuram reconhecimento, amizade, amor, liberdade e um sentido para a sua vida.”

A diferença poderá estar, sobretudo, nos meios disponíveis: “Talvez a grande diferença esteja nas ferramentas que utilizam e no mundo em que foram educados.”

O texto termina com um apelo à compreensão em vez da censura.

“Compreender os interesses da nova geração exige, por isso, mais do que criticar os seus hábitos. É necessário escutá-la.”

E fecha com uma ideia que resume o essencial da reflexão: “Os jovens não são apenas os adultos do futuro; são também cidadãos do presente, com ideias, preocupações e aspirações próprias.”

- Publicidade -

Destaques

António Manuel Ribeiro: há pedaços da nossa vida escritos nas suas canções

António Manuel Ribeiro: há pedaços da nossa vida escritos...

Rui Bento Vasques: uma temporada que confirma peso empresarial

Rui Bento Vasques: uma temporada que confirma peso empresarial,...

Morreu Jorge Palma. Cantor e compositor tinha 76 anos

Morreu Jorge Palma. Cantor e compositor tinha 76 anos,...

Alejandro Talavante deixa vontade de regressar: “Espero voltar a Portugal em breve”

Alejandro Talavante deixa vontade de regressar: “Espero voltar a...

João Raposo: “Tenho um grupo com muita qualidade e merecíamos pisar outras praças”

João Raposo: “Tenho um grupo com muita qualidade e...
- Publicidade -

Reportagens

- Publicidade -

Artigos relacionados