Eleições Presidenciais: A segunda volta será entre a moderação e o ruído, depois de se conhecerem os dois candidatos.
Segunda volta: quando o estilo importa mais do que o slogan
Não é só uma escolha de nomes
A segunda volta das presidenciais coloca frente a frente António José Seguro e André Ventura, mas reduzir esta decisão a uma disputa pessoal seria um erro. O que está verdadeiramente em jogo é a forma como entendemos o cargo de Presidente da República e, talvez mais importante, a forma como queremos que o país se trate a si próprio nos próximos anos.
O peso da discrição
António José Seguro não entusiasma multidões com frases de efeito nem vive de polémicas diárias. Para alguns, isso é visto como fraqueza. Para outros, é precisamente o contrário. Num tempo em que a política parece competir com o entretenimento, a sobriedade tornou-se quase um ato de resistência. Seguro representa uma ideia simples e pouco vistosa: a de que o Presidente não tem de estar em todo o lado, nem comentar tudo, nem transformar cada problema numa batalha pública.
Quando o conflito é o modelo
André Ventura fez carreira a partir da exceção, do choque e da provocação constante. Esse método pode ser eficaz em campanhas e debates televisivos, mas levanta uma questão incómoda: o que acontece quando o conflito deixa de ser instrumento e passa a ser objetivo? Um Presidente que precisa de tensão para existir acaba refém dela. E um país que vive permanentemente em estado de alerta político começa, inevitavelmente, a cansar-se de si próprio.
O cargo não é um megafone
A Presidência da República exige contenção, leitura fina dos momentos e capacidade para baixar a temperatura quando tudo à volta aquece. Não é um púlpito para ajustes de contas nem um palco para afirmações identitárias sucessivas. Ventura promete “não deixar nada passar”, mas um Presidente que nunca deixa nada passar raramente sabe escolher o que realmente importa.
Democracia também é cansaço
Há um tipo de política que vive da exaustão: do ataque constante, da suspeita permanente, da ideia de que há sempre alguém a mais ou alguém a menos. Pode parecer mobilizadora no curto prazo, mas cobra um preço elevado à confiança coletiva. Seguro, com todos os seus limites, não alimenta essa lógica. Não precisa de inimigos para justificar a sua presença, nem de dividir o país para se afirmar.
No fim, a pergunta é simples
Queremos um Presidente que acrescente ruído a um país já cansado de gritar, ou alguém que saiba que o silêncio institucional, muitas vezes, é um ato de responsabilidade? Esta segunda volta não é sobre ousadia contra prudência. É sobre maturidade democrática. E isso raramente cabe num slogan, mas sente-se nas consequências.
Escolher Belém é escolher um tom. E os tons, mais cedo ou mais tarde, moldam tudo o resto.
