Memmo Alfama Hotel foi o 12º palco do Caixa Alfama e a directora destaca: “O nosso hotel vive a cultura portuguesa”, referiu.
Texto e Entrevista: Rui Lavrador
Fotografia: Nuno Almeida
O Memmo Alfama Hotel voltou a integrar o Festival Caixa Alfama, que decorreu nos dias 26 e 27 de setembro, em Lisboa. Em entrevista ao Infocul.pt, a diretora Filipa Batalha destacou a importância desta parceria. “Para já, obrigada pela oportunidade da entrevosta. Pelo terceiro ano consecutivo fazemos parte daquilo que é um cartaz fabuloso com as diferentes localizações, para quem quer viver a cultura portuguesa. O nosso lindíssimo hotel ser uma vez mais o 12º palco é absolutamente relevante para nós”, afirmou.
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Além disso, reforçou a ligação entre o espaço e a cultura local. “O hotel está inserido naquela que é a zona lisboeta onde nasceu o fado, entre Alfama e Mouraria. O nosso hotel vive a cultura portuguesa, portanto faz-nos absoluto sentido estarmos associados ao Caixa Alfama”, acrescentou.
Um hotel com raízes portuguesas
Questionada sobre as valências do espaço, a responsável destacou a autenticidade. “Nós não repetimos hotéis. Criamos cada um com a raiz absolutamente vincada na localização onde estão. O Memmo Alfama era uma fábrica de pães e bolos que o nosso arquiteto conseguiu transformar num lindíssimo hotel, onde os clientes vivem uma autêntica casa portuguesa”, explicou.

A aposta na gastronomia é igualmente uma prioridade. “Temos uma área da F&B onde o foco é português, 100%. O que se come, o que se bebe, tentamos que seja absolutamente português. Desde os minibares com produtos nacionais até experiências como ateliês de pintura, cerâmica e provas de vinho”, partilhou.
Experiências únicas para todos
As noites de fado são um dos pontos fortes. “Todas as segundas e quintas-feiras temos fado acompanhado de um menu 100% português. São 40€ por pessoa, acessível a todas as bolsas, e não é necessário estar hospedado no hotel”, disse Filipa Batalha.
O programa tem curadoria de nomes como José da Câmara e António Pinto Basto, reunindo fadistas de qualidade num ambiente intimista. “Não somos uma casa de fados, mas temos uma sala de estar espetacular onde proporcionamos música e gastronomia de excelência”, acrescentou.

Preservar a essência de Alfama
Sobre o impacto do turismo em Lisboa, Filipa Batalha deixou uma reflexão. “Cada vez mais temos Alfama dentro do nosso hotel. Fazemos questão de ir contra a tendência de descaracterização da cidade. O Memmo não se descaracterizou nunca. Pelo contrário, desafiámo-nos ainda mais para alimentar a essência portuguesa”, garantiu.
Finalmente, sublinhou o propósito da marca. “Decidimos que não queremos ser apenas mais um, queremos ser aquilo que é a nossa essência de camaleão que se adapta exatamente ao sítio onde estamos, porque o nosso símbolo é um camaleão”, concluiu.





